22/02/2011

Cisne Negro- A Eterna Busca da Perfeição

Olá leitor (a), há tempos o blog continuava sem atualização, pois hoje, eis que no ápice do complexo de fênix, ressurgindo das cinzas ele retorna. E pra uma volta que seja ao menos um pouco memorável, o filme de hoje será o mais maravilhoso, o mais comentado, o filme bam-bam-bam do momento, o filme “ame-o ou deixe-o”, o filme... Ta parei. Cisne Negro é o filme no qual tem causado certas controversas, primeiro por que ele é o filme mais amado e odiado do momento.

Cisne Negro narra a história de Nina (Natalie Portman), uma moça que vive linda e unicamente para o balé. Seu grande sonho é se tornar a primeira bailarina de Thomas (coreografo ou coordenador ou qualquer coisa que chamem o cara durão que maltrata bailarinas). Para que seja realizado o sonho ela precisa do papel principal na mais nova montagem de Thomas. Lago dos Cisnes o famoso balé de Tchaikovsky. Pra quem não sabe o Lago dos Cisnes tem o cisne branco que é a princesa amaldiçoada e o cisne negro sua inimiga que se dá bem no fim da história toda.

Nina é doce, educada, uma menininha no corpo de uma mulher. Todas as características de uma princesinha do bem, mas ela precisa ser mais agressiva, mais ousada para ser o cisne negro. Eis que a pressão de se tornar o Cisne Negro no palco começa a dar contornos ao filme. Ela sabe o que o espetáculo pode significar pra sua carreira, mas quanto mais ela se esforça para emergir seu lado negro mais ele parece estar distante, é então que nós, meros espectadores começamos a nos tornar parte de Nina.

A bailarina começa a ter estranhos arranhões pelo corpo, as pessoas agem de forma diferente com ela e só o que ela precisa é incorporar o Cisne Negro no palco perfeitamente. Ah, a perfeição, algo inalcançável pelo ser humano, mas que no fundo todos procuram. Nina em busca da mesma perde credibilidade diante dos seus olhos para a nova bailarina Lily, a mocinha que não quer saber de acertar os passos e sim de sentir cada movimento sincronizando-os com a música, fazendo assim que ela seja perfeita para o papel que nina irá fazer. Cisne Negro.

Presos a Nina, o público acompanha sua sanidade se esvair é aí que muitos odeiam o filme, somos induzidos a nos confundir entre a realidade e ilusão. Talvez pela ousadia do diretor em colocar cenas de sexo e algumas cenas em que Nina está surtando, que raramente são colocadas na visão da “vítima” e sim de quem vê de fora, sim por esses motivos muita gente odiou o filme.

Um suspense com certeza memorável, o filme que mexe com todos os sentidos de quem assiste e sem tirar o fato de “surtarmos” junto a protagonista, com Cisne Negro cada pessoa no público tenta se transformar em Cisne também, o filme é “invasivo” mesmo, quando você menos perceber está envolvido, sentindo o que Nina sente, vivendo o que ela vive, preso a um mundo claustrofóbico da insanidade (talvez?!) que nem ao menos sabemos em que momento o filme, Nina e nós chegamos lá. Se tiver estômago forte e gosta de grandes suspenses, fica a dica desse grande filme.

6 comentários:

Alan Raspante disse...

Ual! Volta Triunfal! Sabes muito bem que fico muitíssimo feliz com a sua volta. Até porque enchi "bastante o saco" para que isso acontecesse, rs

Mirella, "Cisne Negro" é pra mim o melhor filme dos que estão na corrida pelo Oscar. Adoraria que ganhasse de Melhor Filme e Direção. Mas, ok, vou me contentar ao Oscar de Melhor Atriz. Pelo menos isso o filme merece ganhar, Portman está incrível. È o papel de sua carreira!

Enfim, espero que não nos abandone de novo!
Abs :)

Mirella Machado disse...

Alan, obrigada pelo elogio e vc não encheu o saco não viu?! rs Olha Cisne Negro é meu favorito no Oscar, 2010 não foi um ano ótimo no cinema, mas tiveram alguns filmes que se destacaram. Melhor atriz é o mínimo que pode levar a estatueta.

Roberto Simões disse...

Não foi o último filme que vi no cinema, mas foi o último filme que vi no cinema e com o qual vivi uma experiência arrebatadora. Um clássico instantâneo. 5*

Roberto Simões
CINEROAD

Cristiano Contreiras disse...

Sinceramente, ainda estou sem palavras pra esse filme! Achei um trabalho grandioso, desde já meu favorito do Oscar. O filme é todo perfeito em suas esferas técnicas e, principalmente, interpretativa.

Natalie Portman é deusa aqui, expressa uma interpretação única. A maneira como sua personagem se desnuda, aos nossos olhos, é algo revelador...e a mão cuidadosa de Aronofsky ajuda, ao colocar a personagem aos nossos olhos e sentidos, com todas suas fragilidades e anseios, é assombroso.

O filme pulsa, é todo psicológico. Me arrepiei bastante. A cena em que Nina explode, visualmente e metaforicamente, seu "Cisne Negro" desde já é um momento clássico do cinema moderno.

Belo filme mesmo!
Vou ruminá-lo mais um pouco, depois escrevo (tento) algo...

! Marcelo Cândido ! disse...

Acho que ninguém tira a estatueta dela, bela e competente atriz!

Mirella Machado disse...

Roberto, está entre os melhores que vi e senti, é um filme que transborda para fora das telas e faz vc sentir.

Cristiano, o filme é da natalie e só dela, achei incrível nesse contexto que insanidade foi posta. Adorei todo o filme.

Marcelo, tem que ser dela esse Oscar, esse sim deve ser o papel da vida dela, duvido mto que ela perca.