08/05/2011

Thor- Um Pouco da Mitologia Nórdica Próximo de Você

Ultimamente uma pequena porcentagem do cinema tem se voltado para as mitologias. Depois de Percy Jackson e Fúria de Titãs com a mitologia grega, o foco para a mitologia Nórdica. O enredo do filme consegue ser fiel a mitologia e envolver os dias atuais no seu roteiro, no entanto, parece ter sido muito rápido pra tantos detalhes e fica parecendo ao espectador que o roteiro já estava pronto a centenas de anos e só fizeram uma adaptação aos cinemas.

Thor narra a história do deus Thor (OH!). Thor
, deus do trovão, é irmão de Loki, deus das travessuras e os dois filhos de Odin (Anthony Hopkins), o deus todo poderoso. O filme inicia com a questão de quem será o substituto para Odin, cada filho possui suas próprias qualidades para assumir o trono, porém, ao longo do filme Thor demonstra complicações em lidar com quem lhe desrespeita, impulsivo, brigão, ele acaba ofendendo o próprio pai, após o mesmo ter salvado sua vida numa briga com os monstros gigantes. Thor então é expulso do reino e vai parar na Terra e sem poderes.

É neste momento que o filme se foca em dividir suas cenas entre Thor e Loki. Thor, na Terra, conhece Jane (Natalie Portman), a película não a enfatiza a riqueza de detalhes, então "corre" pra mostrar o máximo possível. Como o fato de Loki descobrir que é adotado e se revoltar (ou tentar impressionar) seu reino, o ódio dele crescente pelo irmão, seu passado conturbado, nada muito aprofundado, mas apresentado ao público. O filme também tenta fazer com o espectador veja as mudanças no caráter de Thor depois de conhecer Jane e ver que raça humana não é inferior, aprende a viver como humano, mas como já disse nada muito aprofundado nos detalhes.

A riqueza no filme é só de talento desperdiçado, convenhamos que ninguém esperava muito Natalie Portman estar num filme assim depois de Cisne Negro. A película é repleta de efeitos especiais, lutas para os fãs de games que conheceram a mitologia nórdica através deles, mas não vai muito além disso. Feito só pra entreter, o que já é bem típico da Marvel e preparem-se que talvez ganharemos uma continuação. A propósito, feliz dia das mães para todas as mães que você conhece, inclusive a sua.

3 comentários:

Alan Raspante disse...

Estou pra ver este, só não sei se irei fazer isso no cinema. O filme vem recebendo críticas bem positivas!

Abs :D

Luana França disse...

Minha amiga adorou esse filme, mas ela eh suspeita pra falar, rs.
Vou assisti-lo, mas nao estou muito curiosa.

Feliz dia das maes atrasado p sua mae tbm, Mih! :)

O Neto do Herculano disse...

Das adaptações dos quadrinhos esta, ao lado de Lanterna Verde, foram as únicas que preferi não arriscar - mesmo com Natalie Portman.