02/03/2011

Toy Story 3- Voltando a Velha Infância

Como é difícil olhar para trás e perceber a que a infância já passou, ver que muitas das crianças na época desejam ser adultas e agora sentem saudades daquela velha infância. Toy Story 3 é um filme de animação que nos faz pensar em tudo isso, aqueles momentos das brincadeiras que foram largados em algum momento em que nem percebemos. As pessoas que cresceram com o personagem Andy devem sentir no filme uma ligação maior com a história afinal, Toy Story passou da fase de desenho pra entreter crianças a história que emocionam adultos.

Na terceira sequência de Toy Story, Andy já é um rapaz que está indo pra universidade. A preocupação dos nossos velhos amigos brinquedos Woody, Buzz, Senhor Cabeça de Batata... etc. é, será que um dia Andy voltará a brincar com eles? Já cansados de serem rejeitados pelo rapaz depois de várias tentativas mal-sucedidas de chamar atenção de sua "criança", os brinquedos percebem que não há outra maneira a não ser serem guardados. No desenvolver da estória Andy opta por levar o cowboy Woody pra faculdade e guardar os outros no Sótão, mas por engano eles vão parar no lixo e depois, por decisão própria dos brinquedos, eles vão pra caixa de doações de brinquedos para creche.

"Acidentalmente" na creche, eles acham que ali é um paraíso dos brinquedos, crianças pra brincar com eles cinco dias por semana e até manutenção de brinquedos. Seus ideais de perfeição para brinquedos são acabados quando descobrem que o manda-chuva dali é um urso rosa com cheiro de morango que foi substituído por sua criança e que apesar da aparência é muito malvado com os novos brinquedos da creche, tarde demais eles percebem que Woody estava certo e que todos deveriam voltar para o Andy. Todos, inclusive Woody, começam a elaborar planos pra sair dali e voltar a tempo de ver o Andy antes de ir pra faculdade. Os planos são tão inteligentes quanto um plano elaborado por brinquedos de criança.

Então, mais do que você possa imaginar o final do filme sem ter visto, ele vai te surpreender. As cenas finais ou até mesmo a do lixão, onde parece que tudo vai acabar de vez, emociona a qualquer um. Perceber ao longo do filme que crescemos junto com o Andy e os brinquedos no filme fazem representações de como nos sentíamos no passado e agora nos portamos de outra forma faz muita gente se emocionar com um filme de animação. Nos minutos finais é quando vemos que tudo vai acabar pra sempre, a sensação de que agora a infância ficou pra trás mesmo é maior e tudo isso é mérito da nossa querida Disney Pixar, por quê só ela mesma pra fazer pra fazer filmes infantis assim. Vale muito a pena dar uma conferida, emocionar-se pela última vez, ri com os brinquedos pela última vez e se despedir da infância de uma vez... Ou não.

3 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Fechou a trilogia com chave de ouro
Mereceu ser oscarizado
haha
!!!

Alan Raspante disse...

Um dosmelhores filmes do ano de 2010. Sem sombras de dúvida!

Ótimo texto Mirella. Quando cheguei na última linha e lembrei da minha infância... foi alfo "cortante" pra mim. Uma pena que apenas quando crescemos nos damos contade de quão bom é ser criança...

Enfim, agora é aprender a ser adulto, rs

[]s

Rodrigo Mendes disse...

GENIAL. O que mais posso dizer moça? Rs!

Bjs.
RODRIGO