09/10/2010

Educação- A Caminho da perfeição

Os filmes que costumam chamar a atenção da academia são os que estão mais próximos a realidade ou não tem quase realidade nenhuma (exemplo: Avatar). Um dos filmes que chamou a atenção e rendeu indicações ao Oscar para os atores foi Educação, filme esse que retrata a história de muitas "jovenzinhas" por aí e com o perdão do trocadilho deve ter servido de Educação pra muitos pais e filhas por aí.

Educação narra a história de Jenny, uma moça de 16 anos que apenas vive em função dos estudos, seu pai nutre os sonhos da menina de ir pra Faculdade de Oxford, mas para que isso aconteça ela necessita estudar muito para poder ser aceita na universidade. No entanto, durante esse percurso de estudos e sua vida controlada ela conhece David, o homem que muda toda sua forma de pensar e agir. David é um homem mais velho (devia estar na casa dos 30) e conquista não só a moça como seu pai que era totalmente rigoroso com Jenny no quesito namoro.

No decorrer do filme ela conhece outra vida que jamais imaginaria ter, a moça por ser estudiosa era tão culta quanto qualquer mulher adulta da alta sociedade, mas por viver em subúrbio não conhecia muitos lugares pessoalmente, então David a apresenta a classe média alta, festas, arte, viagens etc. Tornando-se assim o homem perfeito ao olhos de todos, mas existe mesmo essa tal perfeição? Vale a pena largar tudo para viver essa nova vida?

A película trata daquelas velhas questões conhecidas no cinema, tipo a descoberta da sexualidade na adolescência, hipocrisia da classe média "feliz". O filme tem uma delicadeza tipicamente inglesa que cada espectador perceberá de sua forma, a atriz principal Carey Mulligan nos remete as grandes atrizes do passado, então o filme fica com um "caimento" perfeito. Impossível não se identificar com algo aqui ou ali e viver as mesmas emoções de Jenny, fazendo cada momento valer a pena assistir.

4 comentários:

chuck large disse...

Ah, sabia que você ia gostar e se identificar com o enredo do filme!
É mesmo cativante, não é ?
Carey Mulligan merecia mais o Oscar que Bullock, a atuação dela é melhor!

abs.

Cristiano Contreiras disse...

Um belissimo filme, sou mais Mulligan que Bullock no oscar! bj

Thiago Paulo disse...

Filme lindo, Carey Mulligan manda muito bem... Assim como outros membros do elenco. Sem dúvida, indicações ao oscar foram mereidas.

Há, estava vendo aqui, ficaria ótimo se você conseguisse colocar o nome do blog bem no meio do telão.

Bjs.

Jardel Nunes disse...

Um filme que todo mundo fala super bem, mas ainda não tive a curiosidade de assistir...
Mas parece ser uma boa história.

Abraços