21/10/2010

Tropa de Elite 2- O Inimigo agora é outro

Há tanto tempo sem escrever no blog que já até perdi a pouca prática que tinha, mas vamos continuar a rotina daqui com o (já clássico brasileiro) Tropa de Elite que dessa vez está com sua continuação nos cinemas e em poucas semanas já um dos filmes mais vistos no Brasil. O interessante é que muitos não gostam do filme por se tratar de violência, palavreado baixo e a realidade brasileira que muita gente prefere não admitir que existe.

Em Tropa de Elite 2, o diretor José Padilha retorna com um roteiro totalmente repaginado. Dessa vez com menos violência, o “herói” nacional que agora é Coronel Nascimento retorna para lutar contra o sistema, na verdade o início da história acaba desencadeando essa luta contra o sistema. Tudo começa com uma rebelião no presídio de Bangu 1 (ou 2 ou 3), os 40 piores presidiários revoltados e todos chefe de grandes facções, a situação poderia ser resolvida facilmente com a entra do Prof Fraga (o único que defende presos e que por sinal agora é casão com a ex-mulher do Nascimento)

A BOPE acaba invadindo o local e matando um traficante, mesmo sem ordem superiro nenhuma, então o Nascimento e o Mathias são exonerados de seus cargos. É quando Nascimento ganha um cargo na inteligência de segurança do estado, de lá ele ajuda ainda mais o BOPE fornecendo carros, helicópteros e até homens novos para o trabalho, porém, ele se depara com um problema maior e descobre que seus inimigos nunca foram os homens que ele matava na favela e sim os milícias e políticos, todo traficante, fogueteiro (e todos os outros) foram apenas vítimas de um grande sistema de corrupção. A questão do filme derrubar o sistema e por causa disso várias outras histórias vão desencadeando ao longo do filme.

A película nacional pode não ter saído da maneira que muitos esperavam, mas superou as expectativas da maioria, o filme ficou mais maduro e em ano de eleição é grande a coragem do diretor de insinuar que grandes nomes políticos também se envolvem em falcatruas como essas. A atuação de Wagner Moura também é notável (alguém pode me criticar) mas continuarei dizendo que ele é um dos grandes atores nacionais que temos. Apesar de toda essa mudança não é o tipo de filme que a academia costuma prestar atenção, mas com sua fama nacional Tropa de Elite já está ajudando muito a conscientizar eleitores nesse ano. Já fica muito essa dica de ver a continuação de Tropa de Elite nos cinemas, confesso que inicialmente fiquei com o "pé atrás", mas no final valeu a pena.

9 comentários:

Thiago Paulo disse...

Pode ser bobeira da minha parte, mas não pretendo ver esse filme, aliás, nem o primeiro cheguei a assistir. Gosto cinema brasileiro, mas prefiro filme como abril Despedaça e Central do Brasil, que são mais voltados para o gênero drama.

Bjs.

Thiago Paulo disse...

E outra coisa, hoje nem tanto, mas teve uma época que quase todos os filmes nacionais lançados tinha o Wagner Moura no elenco. Isso me fez não gostar tanto dele.

bjs de novo. rs

Mirella Machado disse...

Thiago, entendo sua opinião sobre o filme, eu mesma não gostei tanto do 1º só assisti pq fui meio que "na onda do momento na época" mas esse recomendo pq está repaginado mesmo. Obrigada pelos comentários, bjss.

chuck large disse...

Então, verei mais sem pressa. Assim como o Thiago eu prefiro dramas. Mas é impossível não ficar tentado a ver este filme... verei, mas sem pressa!
Abs Mirella!

Luana França disse...

Cara, sou mtu suspeita pra falar desse filme, nao eh Mih? xD
Enfim, esse eh realmente mtu melhor do q o primeiro. E gosto do Nascimento como ele tah agora. Mais maduro, mais consciente...
Ms essa semana, um amigo meu me disse q um amigo dele nao tinha gostado do filme por nao ser tao violento qto o primeiro. Qto a isso, sem comentarios neh... O filme tah foda, mtu bem montado, mtu bem dirigido, com uma união espetacular de entretenimento com reflexão.
E sobre a atuação do Wagner: EXTRAORDINÁRIA!!!

Felipe Guimarães disse...

Com certeza um filme marcante para essas elições!
Adoro o Wagner Moura!! Também acho ele um dos melhores atores brasileiros (mas atriz, Fernanda Montenegro 4ever!).
Adorei o filme! Não é um 10, mas um 8 com certeza!!

Rodrigo Mendes disse...

Ainda nao assisti Mirella.

Estou de caó com este filme!

Bjs.
Rodrigo

Silvia Freitas disse...

Muito bom e realista o filme, é bem aquilo o que acontece mesmo. Quem não gosta de ver sangue e ouvir palavrões ou não tá nem aí pra realidade, nem assista. Wagner Moura é brilhante, ele é o perfeito Capitão Nascimento, sabe muito bem encarnar o personagem. Perfeito, nota 10!

Volver um filme disse...

O filme é muito bom, certamente, o roteiro é totalmente diferente ne...tanto é que o próprio nome do filme diz: agora o inimigo é outro!

Adicionei o blog no meu Mirella

bj

Vitor Silos
www.volverumfilme.blogspot.com