02/10/2010

Quincas Berro D'água- Boêmios em cena

Admito que aqui no blog falta espaço pra filmes nacionais e tenho até um certo receio de conferir filmes nacionais, assim como várias outras pessoas, por quê os nacionais são sempre extremos na minha opinião, quando você assiste a um é ainda o velho lema "ame-o ou deixe-o" e o filme Quincas Berro D'água não ficou excluído disso com um dos trailers mais engraçados em filme nacionais que já vi fiquei até preocupada quando o filme terminou e não cumpriu o prometido.

O filme é baseado na obra literária de Jorge Amado que naturalmente narra a história Quincas um homem boêmio que vivia no meio das bebidas e amigos que eram iguais a ele. Quincas morre no dia do seu aniversário de 72 anos e é assim que o filme inicia suas desventuras, tudo o que não está previsto em um roteiro de uma pessoa que acaba de morrer acontece com Quincas, primeiro que seu passado como um homem triste e que vivia preso as futilidades da esposa e dos colegas de trabalho vem a tona, a filha é uma cópia da mãe e faz as mesmas futilidades.

Quincas como sempre viveu no meio da "putaria" (palavras do filme) e sua família morre de vergonha que todo o resto da Bahia conheça essa outra vida boêmia que ele teve, eis que aí temos a questão central do filme. Como esconder isso? Sendo que seus amigos não parecem querer largá-lo, tanto vai essa loucura dos amigos que os outros boêmios (pra não chamar de bêbados) pensam que o homem está só fingindo de morto, então o levam do seu velório pra cumprir tudo que havia prometido pra aquela noite e isso inclue uma festa a Yemanjá a comer Muqueca no cais.

As desventuras de todos e todas as situações até que são bem engraçadas, mas cheguei a esperar bem mais do filme, ao menos a película transmite a mensagem de aproveitar mais a vida antes que seja tarde demais, não é à toa que Quincas diz: "Minha vida de morto é melhor que a de muitos vivos por aí" (Sim, Quincas fala com o público, mas só em pensamentos) e ele não mentiu quando disse, só o que aconteceu na vida dele é de causar inveja a alguns, resumindo, o filme tem uma produção bacana e boas atuações, mas de alguma forma não me agradou tanto, agora se você já viu conte-me sua opinião e se não viu conte também o que acha.

2 comentários:

chuck large disse...

Eu não vi, mas tenho uma certa vontade de ver. A história me parece interessante, pois bem, veremos!
Ótima análise!

Abs.

Marcos disse...

Olá Mirella,

Sou leitor do Mira no Entretenimento e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Mira no Entretenimento.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Mira no Entretenimento, na seção "parceiro".

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com