20/09/2010

Carrie, a estranha- O Livro

Todos que passam pelo blog devem conhecer o grande escritor Stephen King ou pelo menos a maioria. Dando uma resumida em sua história Stephen King é o autor das melhores histórias e contos de terror que surgiram ultimamente, lembrando que ele realmente surgiu pra vender conteúdo e acabou se tornando estudo em escolas americanas. Seu primeiro livro de sucesso foi Carrie, A estranha. Livro que deu origem a um filme de terror que com certeza ficou na memória daqueles que assistiram logo em lançamento.

O livro fala sobre a difícil vida de Carrieta White, uma moça que vive em isolamento com a mãe Margareth devido ao fanatismo religioso da mãe. A história é recontada várias vezes sob vários pontos de vistas, a maioria deles estão sendo por Carrie, Sue Snell e a comissão avaliadora do caso White. Nesses depoimentos percebemos que Carrie vive de acordo com as regras da mãe e por isso não há vaidade, não há amigos, não há nada além de um Deus malvado pronto para puni-la no menor sinal de pecado, no entanto, toda a história do livro é desencadeada pelo acontecimento da 1º menstruação de Carrie.

Tudo inicia a partir dali desde a humilhação pública por sangrar no meio de outras meninas e não saber nem o por que daquilo, até a forma de se desculpar por todas as humilhações de Sue Snell. O desenvolver da história envolve depoimentos do passado e o grande fato de que Carrie tem o dom da telecinesia, ou seja, a capacidade de mover coisas com o poder da mente, mas tudo ali se desenvolve com apenas uma função: O que acontecera na noite do baile. O baile em questão fora na verdade um massacre descontrolado e que ninguém na pequena cidade esqueceria fatos inexplicáveis que aconteceram e que por sinal são muito melhores e mais bem contado no livro.

O livro tem aquela característica clássica de King de descrever o psicológico dos personagens, coisas que por mais que o filme tente não consegue chegar ao extremo. Conseguimos acompanhar a mente deles e o que se passa lá e até então conseguimos ficar do lado do "vilão" no final da história, pois ao nos depararmos com o livro sabemos o que Carrie passou pra estar ali e agira daquela forma. E desse jeito que Stephen King se consagra adiante muitos outros livros de terror psicológico, onde a razão e a lógica tabém não querem se firmar presentes assim como em Carrie, A estranha. Livro sobre a moça que nunca era ousada pra se defender, mas que resolveu fazer isso de um forma inesperada.

6 comentários:

Hugo disse...

Não li o livro, assisti apenas o filme na versão original de 1976, que é ótimo por sinal.

O diretor Brian DePalma acerta em cheio no terror psicológico que a garota sofre durante a história, até o desfecho quase apocalíptico.

Até mais

Thiago Paulo disse...

Nuca li o livro, só vi o filme mesmo. Aliás, nunca consegui ler um livro do Stephan King... Só vi as adaptações mesmo.

Gosto de Carrie, é um filme que assusta bastante.

Abraço!

chuck large disse...

De King até hoje, li apenas um livro de contos, muito bom. O livro de "Carrie" tenho muita curiosidade em ver e o filme também, eu cheguei a ver o remake, que achei muito ruim, mas qualquer hora vejo a versão 'original' hehehe
Ótimo post xD Abs.

Felipe Guimarães disse...

Do filme mesmo eu gostei algumas partes, mas o livro me interessei bastante. O único livro que li dele inteiro é o Angústia, que gostei bastante!!

Rodrigo Mendes disse...

Eu também nunca li o livro, só li mesmo " O Iluminado" e "Cemitério Maldito", sei lá, foram excessões, porque se tratando de Stephen King tudo é mais imagético mesmo, embora ele tenha uma prosa maravilhosa e aterradora.

CARRIE, é um filme clássico. De Palma no auge!

Beijos
Rodrigo

Unknown disse...

Bom conheço pouco do Stephen King, sei que ele escreveu os livros que deram origem a dois classicos do cinema: Conta Comigo e À Espera de um milagre. Li alguns contos dele que são otimos.