23/03/2010

Laranja Mecânica- Um futuro que você já conhece


Clássico do cinema dirigido pelo mestre Stanley Kubrick é baseado no livro de mesmo nome. A história se passa numa Inglaterra de futuro não-identificado e é protagonisado por Alex, uma jovem arruaceiro que varia seus gosto entre Bethoven e estupros.

Alex lidera o grupo que se intula de "Druguis", o grupo se porta como pessoas violentas o tempo inteiro. Sua rotia é ir para um bar, depois bater em algum mendigo, invadir a casa de alguém, estuprar alguma mulher e voltar pro lar doce lar. Certa vez eles invadem a casa de um escritor e após baterem no dono da casa, Alex estrupa a esposa do escritor catando Singin' in the Rain. A cena é quase bizarra se for considera o peso que a música tem até hoje na cabeça de vários, mas Kubrick não se discute (eu acho).

Como seria previsto até por uma criança, nossos rapazes ficam conhecidos pelo feitio e na "próxima invasão a casa de pessoas indefesas" Alex é pego. Então é por aí que o filme começa já que parece que toda aquela violência e a história até ali não se compara muito ao que virá pela frente. Alex vai preso e será um dos primeiros a usar o novo método do governo que é de fazer com que o presidiário fique com repulsa de violência (que era o caso de pessoas feito Alex)

O método consiste em sessões de tortura e... Eu vou parar por aqui mesmo antes que acabe contando demais sobre o filme. O filme é interessante e se torna futurista não pelas roupas usadas ou objetos na decoração das casas, mas sim pela violência que provavelmente naquela época não era intensa como no filme.

Sem contar que LM se torna ainda melhor pelo fato de Alex ser um protagonista cheio de alterações em sua consciência e vê-lo contar sua história enquanto as cenas cada vez mais fortes passam na tela é brilhante. Alex é o personagem que você provavelmente irá odiá-lo no início do filme, mas no fim (talvez) sentirá pena e não iria desejar estar na pele dele. O filme ainda traz as omissões do governo sobre seu "tratamento que não falha" e outras coisas que só vendo o filme você compreenderá. então se você nunca viu A Laranja Mecânica, recomendo que procure ver pra acompanhar um pouco da vida de Alex.

Nota: Se não gosta de violência em tela e de nudez, recomendo que passe longe.

5 comentários:

Felipe Guimarães disse...

Amo Laranja Mecânica! Meu filme favorito do mestre Kubrick (meu diretor favorito!).
Mirella, seus textos estão ficando cada vez melhores e esse texto mostra perfeitamente isto!
Parabéns!

Thiago Paulo disse...

Há, esse é clássico.. Gosto muito do Stanley Kubrick.

Bjs.

Cristiano Contreiras disse...

Um filmaço, um retrato visionário e cruel de um mundo tão violento e estranho - mas que isso, uma obra de um diretor que estava a frente do seu tempo.

Gosto muito desse filme!

Beijão, Sra Blogmurus

Jardel Nunes disse...

Nossa, olhei esse filme a um bom tempo já... e sinceramente não entendi muita coisa nessa única assistida, assim como todos do Kubrick né (De Olhos Bem Fechados eu já olhei umas 20 vezes e não entendi direito até hoje hehe)...
Até vou dar um jeito de assistir de novo.. boa dica

Abraços

Mirella Machado disse...

Felipe, não sabia que Kubrik era seu favorito, escolheu bem seu diretor. Ah, muito obrigada pelo pelo elogio é muito saber de um leitor ainda mais você que conhece o blog desde o início =D

Thiago, clássico mesmo até os mais novinhos conhecem o filme.Bjs

Cristiano, com certeza um filmaço, mas você já percebeu que a gente vive em mundo parecido?! Adoro como o livro eo diretor foram tão visionários em relação ao nosso mundo de agora. Bjss Blogmurus

Jardel,Não é muito difícil o filme fala sobre as omissões do governo, do seu projeto falho, mas reveja o filme e preste batsntae atenção, difícil é a pessoa que não gosta =D