25/02/2010

Invictus


Continuando nesse clima que está o blog de filmes-que-podem-levar-algum-Oscar, vamos continuar com Invictus. Invictus é um filme que não peca em atuação, mas talvez em roteiro e direção, é um filme simples com uma história real, mas que muitas vezes seus diálogos acabam tirando o verdadeiro foco do filme, isso é, fogem do controle da análise central.

O filme começa numa rua onde de um lado estão jogando futebol crianças negras e de outro adultos brancos jogando rugby e logo a seguir na rua passa a comitiva que festeja a libertação de Nelson Mandela após 26 anos de prisão. A prospota do filme já é mostrada nessa cena curta e com poucos diálogos.

Morgan Freeman na pele de Nelson Mandela se une com François Pienaar (Matt Damon), capitão de um time de rugby que não vence há anos. Um time que na visão de muitos ainda representa o Aparthaid, o que é mais ou menos a divisão de brancos e negros. Mandela acima de tudo quer fazer com que os negros finalmente participem de tudo em seu país e que brancos não sintam que vão ser excluídos por sua cor.

O fato é que o filme mostra um evento da vida de Mandela e François, um envento que quase mudou a forma de pensar dos Sul-africanos. Já falando do filme talvez ele consiga alguns prêmios por atuação e ainda me arrisco em apostar em direção, mas melhor roteiro eu deixo pra Bastardos Inglórios mesmo. Ah, se eu falei besteira sobre a premiação me desculpa ok?! é que eu não vi a lista dos indicados pela Academia (e nem quero ver) vai ser tudo uma surpresa no dia da premiação =D só espero que Lua Nova não esteja concorrendo a nada.

7 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Uma pena Lua Nova não concorrer a nada, visto que tem uma trilha sonora altamente inspirada, de Alexandre Desplat. Fotografia e montagem, interessante, sem falar na direção de arte.

Ops, esqueci que você é uma garota não-melosa. Então eu, garoto-meloso, considero Lua Nova um ótimo filme, bem adaptado e quem leu os livros sabe. Se todo filme fosse tão bem adaptado como este e o Crepúsculo, agradeceriamos sempre...

Eu acho um horror essa condenação à saga, visto que, pelo que leio seu blog, você aprecia filmes blockbusters ou mesmo alguns considerados "rasos" e "descartáveis"...a implicância com Lua nova/Crepúsculo é por que mesmo? Sim, Kristen e Pattison são bons atores...

Enfim, gosto é gosto, né mesmo?
Qual problema em uma história que um vampiro se apaixona por uma vampira? qual definição de clichê, afinal?

Talvez, justamente por você não ter lido os livros, que demonstra tamanho desconhecimento sobre os filmes. Contudo, é seu direito detestá-los ou mesmo condená-los, mas saiba que tanto o primeiro filme Crepúsculo, quanto o segundo Lua Nova, são ótimas adaptações do universo proposto por Stephenie Meyer nos seus livros. São adaptações fiéis e autênticas, sim.

Acho um absurdo condenarem os filmes e até os livros só por causa do modismo exacerbado e exagerado das menininhas e teenagers, não é por isso que devemos deixar de atentar que são boas histórias e, principalmente, os livros são cativantes.

Engraçado como criticam a toa o trabalho do Robert Pattinson e quem leu o livro – ou mesmo quem não leu e aprecia a saga – pode perceber que é um bom ator e interpreta bem a essência que o personagem pede, assim como a talentosa Kristen Stewart. Sabe o que mais acho curioso? os pseudos-intelectuais e pseudos-criticos(NÃO FALO DE VOCE, CLARO!) que adoram criticar as atuações dos dois ou mesmo do demais elenco…e exaltam as idiotices interpretativas de Tobey Maguire no Spider Man ou tantos outros atores novos por aí em adaptações esquisitóides…

O foco da saga proposta por Meyer não é vampirismo e ação desenfreada..se quiserem isso, tem inúmeros livros por aí e varios filmes do genero…Blade, Anjos da noite, etc etc…entenda-se: é o amor que fala mais alto na saga Crepusculo, bem como o desejo e a tensão sexual…se Edward é virgem e NÃO transa com Bella, problemas sexuais dele? virgindade é tabu? Não…é algo complicado para os dois, oras…ele é um vampíro, ela humana…não podem consumar logo o ato assim, senão pode tudo virar um caos…quem leu os livros sabe disso…

Abraço


*Quando a Invictus? nem vi, talvez depois, quem sabe.

Mirella Machado disse...

Cristiano, Nossa que comentário hein. Olha sinceramente eu li metade de Crepúsculo e algumas partes de Eclipse, de qualquer maneira não gostei. Não é que eu tenha algo contra a série, mas as coisas sairam de controle por causa dela.

Você pode ver em premiações onde tem é o voto do público quem ganha sempre melhor ator ou é Robert Pattison ou Taylor Lautner enquanto atuações como a do prórpio Morgan Freeman em Invictus são jogadas no lixo.

Na minha opinião os livros podem ser até bons (para alguns), mas os filmes ainda não merecem premiação alguma. Sem contar que eu acho que a saga é um tanto quanto machista apesar de mostrar Bella ser uma garota "que faz de tudo pelo amor" e enfreta Deus e o mundo por isso Ela mostra também uma protagonista que é totalmente submissa a ele, enquanto algumas mulheres fazem questão de não colocar o nome do marido no último nome Bella faz questão de até mudar de espécie por ele além do fato dela sempre se descrever fraca e imperfeita e deslumbrar Edward feito um Deus.

Por essas e outros que não gosto da saga. Sim, gosto de filmes "rasos" e "descartáveis" mas que também considere as suas atuações e o papel de uma mulher de verdade. Apesar de saber que muita coisa irá mudar nos últimos continuo com minha opinião. Ah, e sobre as atuações... Bem, só kristen se salva apesar de seu exagero em algumas cenas (não intensidade, exagero mesmo) ela ainda salva.

Desculpa Cristiano, mas se existe uma pessoa tão cabeça dura quanto eu, eu preciso conhecer, pois eu continuo pensando o mesmo sobre a saga.

Ah, e veja Invictus você vai gostar. Abraços

Jardel Nunes disse...

Depois desses enormes comentários fiquei até com medo hehe...

Sobre Invictus, ele recebeu duas indicações, melhor ator e melhor ator coadjuvante (não preciso dizer quem foram os indicados né?)... Mas é um filme que não está na minha lista de prioridades não, provavelmente vou assistir daqui a algum tempo, mas não estou desesperado. E provavelmente as indicações são mais do que merecidas, são ambos grandes atores, regidos por um grande diretor que ficou de fora esse anos...

Quanto a Saga Crepusculo... esses sim, não olhei, e provavelmente nunca vou olhar. Não consigo me identificar com vampiros emos... hehe

Cristiano Contreiras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mirela otimo blog mesmo..sobre filmes que sempre é bom sociar a eles...aqui na minha cidade começou Invictus parece ser bom...com o Frimman vamos ver ne...

gostei daqui tmb....voltarei sempre e obrigado sempre....

bjoss

Rodrigo Mendes disse...

Mirella,

td bem?

BASTARDOS é um primor. Espero que ganhe de melhor roteiro, mas...

Sobre INVICTUS. É um filme inspirado e com garra, mas nao teve tanta ovações. Não está chamando tanta atenção, não sei porque. Somente a crítica e nada de público.

Vou seguir seu blog..bjokas!!

Mirella Machado disse...

Philip, seja bem-vindo e volte sempre que puder, também adorei seu blog.

Rodrigo, tudo bem sim. Também espero que Bastardos ganhe o melhor roteiro, tem um final meio fantasioso, mas eu adorei.
Sobre Invictus também achei, acho que as pessoas simplesmnete não gostram da história, mas vamos considerar que tem ótimas atuações. Seja bem-vindo no blog e obrigad por segui-lo