03/06/2010

O Iluminado- Insanidade a Flor da Pele



Finalmente estou livre da "carga pesada" que a faculdade estava colocando em minha pessoa e como pediu um leitor pra eu não me preocupar e voltar com tudo pro blog, aqui estou eu para falar de mais filmes pra você. O primeiro deles é um clássico do cinema, ou melhor, um clássico do gênero de terror, O Iluminado que é dirigido pelo aclamado Stanley Kubrick que fez de o Iluminado uma de suas obra-primas.

O filme narra a história da família Torrance a partir do momento em que o "chefe" da família é contratado pra trabalhar como zelador num hotel que fica totalmente isolado no inverno. O pai (Jack) é avisado desde o início sobre os prováveis danos do isolamento e sobre o que aconteceu com a família do último zelador que viveu lá (ele matara a espossa, as duas filhas e depois a si mesmo)

Mas seria mesmo culpa do isolamento toda essa raiva e desjo de ver pessoas queridas mortas? O filme põe isso em questão e mais, sobressai questões psicológicas sobre como o ser humano, no caso a família, age diante de alucinações que deixa até mesmo o espectador em dúvida se as mesmas são causadas pelo isolmento ou pelo próprio hotel. Ao mesmo tempo em que Jack fica mentalmente sensível e perigoso, o filho Danny tem visões de um passado terrível no hotel e além disso temos a mãe Shelley pra intermediar a história e acaba sofrendo pelos dois.

A película é baseada na obra de Stephen King(L) que por sinal ainda não tive a oportunidade de ler. Bem, Stanley Kubrick já era, é e sempre será um ótimo diretor de cinema e com uma ajudnha de Setphen King fez logo uma de suas obra-primas, não é à toa que quando criticam as atuações do filme os críticos nem gostam de citar o jogo com as câmeras, a trilha sonora ou clima de suspense que o filme passa, pois só com isso o filme já se torna grandioso. Temos também nesse filme um das melhores atuações de Jack Nicholson (na minha humilde opinião), Jack conseguiu fazer um personangem que ficou tão memorável quanto seu próprio nome no estrelato. Então pra você que nunca viu ou só assistiu algumas cenas (assim como eu até semanas atrás quando ganhei o DVD) fica a dica pra assistir e acompanhar um clássico, fãs do gênero ou de cinema irão amar e atenção veja o filme sem pretextos, pois ele irá surpreender.

7 comentários:

Alan Raspante disse...

Ain Mirella, estou doido pra ver este filme, mais ainda não achei pra locação, a locadora que eu loco é boa, mas tem mtos filmes que não acho lá (óbvio), inclusive este...
Bjs =)

Felipe Guimarães disse...

Eu Amo este filme! Mas é um filme para assistir sozinho! Assistir com os amigos é pedir para rir, assim como o Exorcista e outros....

Thiago Paulo disse...

Também adoro esse filme, morri de medo na primera vez que assisti, ainda não tenho aqui, mas pretendo comprar... Ou melhor, ganhar..rs

lei A Inveção de Hugo Cabret sim, mesmo sendo um livro infanto-juvenil, é muito interessante!

Bjs.

Jardel Nunes disse...

Também tenho esse DVD, é um ótimo filme, de um grande diretor, talvez um dos mais geniais da história do cinema.
Não considero O Iluminado a obra prima do Kubrick, mas também não sei dizer qual eu considero, afinal são vários filmes de tirar o chapéu...
Diz a lenda, que durante as filmagens, o Kubrick ficava ligando pro Stephen King de madrugada e fazendo várias perguntas super estranhas sobre religiosidade e coisas do tipo.
Além disso, ele meio que inventou um treco lá pra poder fazer as cenas que o guri fica passeando de bicicleta e as cenas do labirinto.

Abraços

Mirella Machado disse...

Alan, acabei de ler seu comentário em que vc diz que viu o filme, então gostou? Beijos

Felipe, assistir com os amigos é pedir pra não dá atenção pra nenhuma cena tensa do filme, mas é um ótimo filme, não?!

Thiago, Também morri de medo na primeira vez que vi pq eu ainda era criança. Ganhar o DVD é sempre ótimo. Nossa, eu procurei, mas bem mal na Saraiva esse livro e não o achei, mas eu volto lá e vou comprar sim.

Jardel, ótimo DVD. Ah, sim eu sabia dessas curiosidades, mas eu nem lembrei na hora de escrever o post, obrigada por lembrar Abraços.

Cristiano Contreiras disse...

Um filmaço, muito mas muito bem dirigido e o resultado é puro HORROR PSICOLÓGICO!

tudo ali é denso, desde o roteiro..às atuações - um Jack Nilcholson assombroso!!! - e uma trilha sonora bem forte!

eu amo este filme!

Mateus Souza disse...

Em geral, não gosto do cinema do Kubrick. Reconheço sua grandiosidade e seu talento como diretor, mas não é algo que necessariamente me agrade. No entanto, para o Iluminado eu tiro o chapéu. Sem dúvida, foi o melhor filme de terror que já vi, uma verdadeira aula.

Nicholson está mesmo demais, e é até difícil dizer se é mesmo o seu melhor papel, já que ele tem tantos ótimos!

Abraço.