11/08/2010

A Caixa- Amai-vos uns aos outros como eu vos amei?


Você já deve ter visto um daqueles filmes que você pressente um final tão confuso (ou misterioso) quanto seu início, quem já viu vários filmes já conhece os clichês do cinema e é aí que você se encaixa como espectador vendo o filme A Caixa esabendo como será seu fim. Antes de tudo o filme chamou minha atenção por uma pequena sinopse que dizia: " O que você faria se ganhasse 1milhão de dólares pra somente apertar um botão de uma caixa, sendo que, ao apertar uma pessoa que você não conhece morreria em algum lugar do mundo". A resposta parece meio óbvia pra todo mundo que sofre com dívidas atrasadas e tudo mais (é, mas tem gente que jura que não apertaria de forma alguma).

A narração do filme gira em torno do casal Norma e Arthur. O casal que não esperava pelas "surpresas" da vida começam a se deparar com uma vida de desconfortos já que Arthur, que trabalhava na NASA, não será mais astronauta e os descontos dados a Norma na escola de seu filho por ela ser professora serão tirados, mas nada tão ruim que uma família não possa conviver. Até que o Sr. Steward aparece com a oferta da caixa, lembre-se, a promessa era apenas morrer uma pessoa que eles não conhecessem, no entanto, pra história ficar ainda mais confusa há sempre aquela quebra de contrato e quem acaba se "ferrando" é o casal que acharia que com um 1 milhão na conta bancária iria melhorar sua vida.

A premissa central do filme é adaptada da história “Button, Button”, de Richard Matheson, que eu creio que seja uma história tão incoerente quanto a do filme. A película começa a beirar o ruim quando inicia perguntas e mais perguntas sobre o enredo e quase nenhuma delas tem respostas. No filme o casal começa a ser espionado, ficam num estado de paranoia, começam a ouvir coisas de pessoas próximas que não fazem sentido, tudo em torno da caixa que mudara suas vidas, inicialmente parece tudo simples, apenas escolher se uma pessoa deve morrer ou não, mas as consequências tomaram proporções tão grandes que nem os personagens e nem o espectador entendem, isso é, só faltou a fumaça negra pra relembrar uma certa série que não dava respostas.

A Caixa é isso, a reflexão sobre o real valor da vida humana, mostra o quão longe um ser pode ir somente em benefício próprio e esquecer que o próximo também tem sentimentos. O filme não tem nada sobre divindade, os mais observadores entenderão logo do que se trata e que apesar do roteiro confuso e péssimos efeitos especiais, Steward, o homem que levou a caixa até eles, só quer lhes mostrar mais uma "lição de vida", no entanto, o filme poderia ser melhor afinal tem a antiga sex simbol para os homens, Cameron Diaz no elenco, mesmo assim o filme pareceu faltar algo, dar explicações talvez, melhorar os efeitos e finalmente ser um grande filme de suspense.

5 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Ah, Mi

Teu texto foi bem escrito, viu? Gostei da maneira como estruturou as palavras e o tom textual aqui.

Este filme foi muito criticado pelos blogueiros, pelos "críticos" e tudo mais - mas, eu acho que deva ter seus méritos. Ainda que Cameron Diaz não me desça, tão facilmente...rs

Beijo, Blogmurus!

Alan Raspante disse...

Ainda não vi este filme, e mesmo todos falando ser péssimo, eu tenho curiosidade em vê-lo. Gosto de Cameron D., mas convenhamos que quando ela faz uma personagem que exige mais dela, vira caca.
Ótimo texto!
Abs.

Jardel Nunes disse...

Ainda não assisti, mas vou, até porque gosto do diretor, o Richard Kelly.
Aliás, falando que esse filme é confuso: Já assistiu Donnie Darko? éo primeiro filme do diretor e eu já assisti várias e várias vezes e ainda não entendi o filme direito. Mas é um baita filme.

Abraços

Luana França disse...

É verdade, tah todo mundo falando mal desse filme. Mas apesar disso, eu também tenho curiosidade em ve-lo.
Ah! E sobre "Como Passar em Concurso Público", eu queria muuuuito ter visto essa peça! Muito mesmo. Parece ser realmente muito engraçada. Adorei os textos, Mih!
Grande bjo!

Mirella Machado disse...

Cristiano, obrigada pelos elogios. ele tem sim seus méritos, ele é misterioso e interessante, m,as em certos momentos parece se perder na própria história. Bjos

Alan, tbm gosto da Cameron, mas na fase antiga dela que ela fazia uns filmes de comédia românticas que desciam, nova fase dela tentanto fazer drama arruina também.Abraços

Jardel, eu soube que era o melhor filme do diretor Kelly que gostava de confundir o espectador por isso vi, mas vou procurar esse outro. Se eu entender eu posto rs. Abraços.

Luana, sobre o filme eu recomendo que veja mesmo, pois sabe como é né cada um tem uma opinião melhor, sobre a peça ela é realmente mto engraçada. Bjo