27/08/2010

Regan X Emilly Rose

Já que essa semana eu estou meio no assunto religião, revi dois filmes que causam polêmica na igreja católica. Filmes sobre exorcismos. Sempre que é lançado algum causa aquela velha polêmica na igreja, convenhamos que mexer com a igreja católica justamente "o órgão" que ainda move o mundo é pedir polêmica. Então hoje meu caro é meu dia de causar polêmica (brincadeira, só vou falar dos filmes e você escolhe o preferido).

Começando por O Exorcista, clássico do terror que ainda causa medo em muita gente e confesso que ainda é um dos poucos que fico incomodada em algumas cenas. Filmado nos anos 70 o filme narra a história da doce menina Regan que após brincar com o famoso-tabuleiro-que-ninguém-pode-brincar (Ouija) começa a ser acompanhada por um espírito que se apodera dela gradativamente. Inicialmente a mãe, a atriz Chris MacNeil, acredita que seja um amigo imaginário devido a inocência da menina, contudo, os acontecimentos começam a mudar. Regan sofre com o que os médicos juram ser uma doença, muda de comportamento, mas os acontecimentos ficam cada vez mais bizarros e sua mãe-testemunha desacreditada nos médicos e psicólogos logo recorre ao polêmico exorcismo da pela igreja. Tudo começa a fazer sentido e a menina com certeza está possuída pelo um espírito maléfico.

Já o Exorcismo de Emily Rose é mais recente. Alguns juram ser a verdadeira história de Regan, mas essa história não condiz. “Baseado em Fatos reais” essa é a história de Emily Rose, uma jovem que acabara de ir pra faculdade, saiu de casa pra morar no campus e desde então sua vida muda. Ao contrário do clássico dos anos 70, Emily não realiza nenhuma brincadeira, era uma moça católica cuja fé na igreja era inquestionável, até que os acontecimentos bizarros começam com ela também. O filme na verdade, é como uma memória do que Emily sofreu, já sabemos que ela está morta e o padre que realizou seu exorcismo está acusado por sua morte, então os fatos são relembrados pra que inocência do padre seja provada, no entanto, os demônios parecem querer se vingar também daqueles que queriam proteger Emily e os tormentos sofridos pela moça chega até na advogada do padre que está sendo acusado.

O dois filmes já são clássicos. Se você ainda não viu, verá um dia. Imperdíveis numa coleção de cinéfilos. O Exorcista é um filme regado por cenas clássicas do cinema que até hoje são relembradas em outros filmes e feitas homenagem a ele, como por exemplo, a cena em que Regan gira a cabeça em 360º ou a que engatinha estranhamente pela escada, além disso, tem uma trilha sonora misteriosa que só de ouvi-la pode causar horror e isso sem contar os grandes segredos por trás das câmeras que faz com que o espectador sinta medo até em cenas "mais calmas". Em O Exorcismo de Emily Rose, é um enredo diferente, Emily não chega a ficar de cama e a cena mais intensa do filme deve ser a do próprio exorcismo, o filme fica variando entre o julgamento e os acontecimentos sobrenaturais, mesmo assim é impossível não ligá-lo ao seu "antecessor" O Exorcista. Os dois tiveram ótimas interpretações em suas meninas possuídas. Então, qual dos dois é seu filme preferido sobre exorcismo? Qual você sentiu medo e chegou a dizer que é um verdadeiro clássico de terror? Acho que os mais observadores tenham percebido qual é o meu, se não...

5 comentários:

Alan Raspante disse...

Ainda não vi "O Exorcismo de Emily Rose", mais esses tempos atrás passou na tv "O Exorcista" e eu claro, aproveitei e dei uma olhadinha, eu fico com medo rápido de filmes de terror, sou presa fácil.. mais em nenhum momento fiquei com medo ou algo parecido, cheguei a rir em muitas cenas...
enfim...ótimo post!

Hugo disse...

Assisti aos dois e são filmes bem diferentes, mas competentes no gênero.

Eu considero "O Exorcista" senão o melhor, pelo menos entre os três melhores filmes de terror da história. Apesar de ter quase quarenta anos, o filme ainda assusta e muito.

Até mais

Cristiano Contreiras disse...

Confesso que O Exorcista me deixou com sérios problemas na infância...me assombrou, passei dias sem dormir e achei muito, muito denso! MARCOU!

Hoje, gosto bastante e considero um filme mais dramático que de horror.

O Exorcismo... é bom também, o roteiro é bem delineado e há cenas bem realistas.

Ótimo post, beijo Blogmurus!

Vitor Silos disse...

O exorcista é certamente o melhor filme de terror já feito, para mim não há filme igual, as cenas, a trilha sonora e a história são maravilhosas!
Gosto desde novinho, sempre gostei de filme de terror e esse é marcante para mim não por ter me assustado mas por ser fantasticamente bom.

Vitor Silos
www.volverumfilme.blogspot.com

Jardel Nunes disse...

Confesso que ainda não assisti ao Exorcismo de Emily Rose, mas na minha opinião, a Regan é insuperável...
Por acaso, estou com o DVD de O Exorcista em casa a meses (é da minha mãe) e ainda não assisti de novo. Valeu pela lembrança

Abraços e até