06/08/2010

O Sexto Sentido- Ainda há emoção em revê-lo


Sinceramente, tenho que contar algo a você, falar de filmes não é fácil e ainda transmitir através de poucas linhas tudo o que senti durante a exibição é mais difícil ainda, colocar em palavras e dizer pra você os prós e contras é um trabalho árduo e acho que alguns blogueiros concordam comigo nesse termo. No entanto, em relação a Sexto Sentido vou tentar fazer isso, já que parece que todo mundo já conhece seu final mesmo que nunca tenha visto o filme (o que honestamente eu acho difícil).

O filme narra a história do psicólogo Malcolm que após um incidente com um dos pacientes resolve tratar de um menino que tem o mesmo problema. O menino Cole sente-se incompreendido, não sabe como revelar seus segredos sem todo mundo pensar que ele ficou louco, eis então que os problemas são revelados, Cole vê gente morta (isso são palavras dele) e não, ele não vê somente de vez em quando como alguns dizem ver.

Enquanto isso o psicólogo Malcolm Crowe tenta ajudá-lo com esse novo sentido que o menino tem e aos poucos ele ganha a confiança dele, mas ainda assim passa por dificuldades em casa com a esposa, tenta conversar com ela, mas ela parece não ouvi-lo e é assim que Cole também o ajuda. Durante todo o filme existe aquele terror psicológico (que pra mim é o melhor) ele sempre põe o espectador no lugar do personagem que sofre, então começamos a sentir quase que na pele os mesmos medos de Cole, as aflições e sua relação dificutosa com uma mãe que não o entende.

O diretor indiano M. Night Shyamalan., que é conhecido por seus finais com reviravoltas, faz mais um de seus truques em O Sexto Sentido, entretanto, a diferença na película é a atuação e um roteiro até então jamais visto. Crianças atormentadas por espíritos? Ok isso a gente já viu, Crianças que estão sofrendo psicologicamente em todos os termos em sua vida por causa de espíritos? Isso sim era novidade. O filme chegou a ser indicado a seis Oscar, inclusive o de melhor ator para Halley Joel Osment (Cole) que eu ainda me pergunto por onde anda já que ele sempre atuou tão bem e foi indicado a melhor direção e roteiro, também não seria pra menos O Sexto Sentido tornou-se um clássico do terror, terror psicológico quase sempre dá certo e mesmo metade da face da face da Terror sabendo o seu final ainda há emoções novas em revê-lo, tem gente que se emociona com o drama do menino quanto mais se assustar com o que ele passa.

6 comentários:

Jardel Nunes disse...

Assisti novamente a pouco tempo, e ainda consegue surpreender mesmo. É até bom rever o filme e notar todas as dicas sobre o final que estão colocadas ao longo do filme, tem algumas que são bem explicitas até. Daquelas que você pensa: "putz, como que eu não percebi quando olhei a primeira vez"... mas é isso que faz do filme tão bom, além das atuações, é claro.

E quanto ao trabalho de blogueiro, é arduo mesmo mas, quando você termina um texto e publica é uma sensação muito boa.
Engraçado é que as vezes leio alguns textos antigos e não me lembro de escrever aquilo. Ai se percebe que escrevemos algumas coisas erradas, equivocadas, alguns textos são ruins, mas sempre tem alguma coisa boa, e é isso que fica, e me orgulho disso.

Acho que consegui explicar direito, ou não.

Abraços

Saulo S. disse...

Olá mirella, ja estou te seguindo também!
Sexto sentido é um excelente filme, como voce falou o melhor é o terror psicológico sofrido pelo pobre Cole!

abraço

Luana França disse...

Cara, esse é o meu segundo filme predileto!! M. Night Shyamalan é msm incrível!! Bruce Willis tbm é mtu bom! Nem preciso falar do Halley neh..
Enfim, um ótimo roteiro. Incrível msm!!
Infelizmente ainda não tenho o dvd, mas pretendo compra-lo em breve. =D

Alyson Santos disse...

Eu amo Shyamalan, pois até quando os filmes são ruins ou duvidosos ele apresenta ao menos um elemento ao qual nunca vimos antes. O sexto sentido é uma de suas obras maiores realmente e também não me canso de rever. É belamente assustador.

Beijos!

Visite o: http://cineaocubo.blogspot.com

Alan Raspante disse...

Mirella, acredita que tenho o VHS deste filme ? rs
Enfim, não tenho maiso aparelho mais ainda tenho a fita do filme. Não lembro de muita coisa do filme, eu preciso reassisti-lo para avaliá-lo de novo, rs

Ótimo texto!
Abs.

Cristiano Contreiras disse...

É um filme que marcou mesmo, que já pode ter a sinalização de "obra-clássica". É um primor, um suspense dramático psicológico muito bem concebido, as atuações são densas e cheias de nuances...bem verdade, é um belo filme que tem uma atuação inspirada de Haley Joel...uma pena ele ter sumido mesmo, quem sabe retorna, né?

Só uma coisinha, Mi, ele foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante, não de melhor ator.

Beijos, Blogmurus!