09/08/2010

Como Passar Em Concurso Público - A Comédia


Ainda é "dura" a realidade do brasileiro, a maioria já cresceu ouvindo que passar em concurso público é o caminho mais curto pra felicidade. Então é dessa forma que a peça Como Passar em Concurso Público constrói sua temática, em volta de toda a decisão que leva uma pessoa a escolher que na sua vida ela será apenas mais um candidato a vaga até alcançar o êxito em sua vida profissional, ou seja, trabalhar pouco e receber muito.

Toda vez que se trata dessa temática é como se fosse o assunto mais sério do mundo e não há brincadeiras quando se trata de passar em um concurso público. Antes eu ouvia frases do tipo "Enquanto você dorme seu concorrente estuda" e me sentia muito culpada até quando dormia, mas é aí que a peça tira o humor dessa história e coloca em palco. Mostra aquela pressão da família, além disso mostra o grande momento, o da prova. É lá que tudo vem a tona se você estudou ou não, a pressão de todas as pessoas que estão torcendo pra que você passe e finalmente seja "feliz".

O elenco da peça prepara você como candidato antes, durante e depois da prova. A peça conta a trajetória de José Brasil que desde o nascimento o pai já falava que iria fazer direito e depois vários cursinhos até passar em algo. As dicas de como passar, estão em toda a peça entre elas estão estudar, na dúvida marcar a alternativa certa, mandigas e se seu sonho for passar em concurso público siga seu sonho e passe num concurso público. No entanto, quando a dica vem de um pastor de igreja evangélica com sua tradutora de LIBRAS deve ser o momento mais hilário da peça, você deve saber como as pessoas exageram um pouco em relação a evangélicos, mas quando se trata de tradutoras para surdos esse fora o exagero mais engraçado que já vi, incluindo encenações do capeta por ela.

Os rapazes interagem com o público e também tem o seu ponto alto da peça quando encenam o momento da prova, momento esse que até Jesus aparece para ajudar o "jovem" de 33 anos José Brasil que até agora não havia realizado o sonho de seu pai. Jesus surpreende a plateia quando aparece e demonstra que nem mesmo ele sabia a resposta da questão, se até o todo poderoso não sabia, qual será a solução pra Zé Brasil? recorrer a ícones do cinema! E assim que até o famoso ET de Steven Spilberg aparece em cena. A peça em si é muuuito engraçada, principalmente pra quem sonha com o concurso público pra sua vida. A interação com o público é muito boa, você termina a peça querendo ver mais e aprendendo que a felicidade também pode não estar em concursos, mas se você quiser isso mesmo terá que correr atrás.

Nenhum comentário: