16/08/2010

Ilha do Medo- Loucuras e Verdades não estão do mesmo lado.

Certamente você deve saber quem é Martin Scorsese e talvez saiba que os últimos 4 filmes dele foi com um atorzinho chamado Leonardo DiCaprio. Na verdade, Leonardo não é mais uma atorzinho desde Diário de um Adolescente, apesar de não conhecer nada de filmes naquela época já sabia que ele seria um grande ator. Eis que os anos se passaram, DiCaprio virou o ator que todos queriam e surgiu a parceira com Scorsese, parceria essa que perdura até hoje com o último filme deles A Ilha do Medo.

Ver o filme praticamente as cegas é muito bom, não sabia muito sobre o que se tratava. A Ilha do medo já começa mostrando Edward Daniels (Leonardo DiCaprio) com náuseas em um návio, na cena seguinte conhecemos, assim como ele, seu parceiro Chuck (Mark Ruffalo) que também é um delegado federal e os dois estavam indo investigar o desaparecimento de uma paciente no hospital psiquiátrico Ashecliffe que fica na Ilha. Desde o início o filme tem um clima pesado, com uma fotografia assombrosa e com direito a neblina. O hospital fica em um antigo prédio da Guerra Fria e toda investigação de Edward (ou Teddy como chamam) parece ficar mais tensa a cada minuto.

O médico responsável pelo hospital é Dr. Crowley (Ben Kingsley) e ao que tudo indica está apenas envolvendo Teddy e Chuck em uma trama noir, onde há toda uma conspiração para não descobrirem os verdadeiros segredos da Ilha. A película é complexa, pista nenhuma sobre seu final parece ser revelada, apenas confiamos no personagem Teddy e vemos o que ele quer ver. Confiamos no roteiro que nos leva a um holocausto do imaginário de Teddy e a delírios deel coma esposa morta, ex-presidiários mentalmente desequilibrados mentindo nervosamente e a vários outros personagens que vão aparecendo ao longo do filme.

É importante saber que filmes assim a atenção tem que ser voltada somente a ele, personagens saem tão rápido de cena assim como entram, a maioria deles são cruciais para o desenvolver da história, o espectador fica instigado a descobrir os mistérios do local e por quê das mentiras, sonhos sem sentido do protagonista e o clima tenso que prevalece inteiramente no filme, mesmo que aparentemente não haveria motivos pra preocupações. Então assim Martin Scorsese realiza seu filme, provocando o espectador, homenageando filmes B dos anos 50 e ainda assim consegue amadurecer mais a atuação de Leonardo DiCaprio, o filme é imperdível e com um final inimaginável para o decorrer do filme, veja e surpreenda-se com mais esse trabalho dessa parceria.

6 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Mi,

Como te disse, ainda não pude conferir, mas sei que vou gostar muito e me surpreender. Admiro a composição interpretativa de DiCaprio, desde...desde sempre!

Veja também os filmes antigos dele, verá como sempre foi intenso como ator.

Beijo, Blogmurus!

Thiago Paulo disse...

Olá Mirella, assiti Ilha do Medo no cinema... É
muito bom, adoro todo quele clima noir. Também gosto de Leonardo DiCaprio, sem dúvida é um excelente ator.

Abraço!

Luana França disse...

Olá Mih!
Ainda não vi esse filme, mas quero muito assistir. Até pq eu adoro o DiCaprio. Algumas peessoas que viram, disseram q não eh bom (minha mãe, por exemplo). Mas enfim, gostei muito do texto, viu. ;)
Bjão!

PS.: Adorei o novo layout do blog!!

Alyson Santos disse...

Oi Mih!

Gostei do texto, assim como gosto bastante do filme. São muitas referencias mesmo, sendo a que mais me agrada é ao cinema chinês contemporâneo, justamente nessa cena da ultima imagem no post. Eu escrevi sobre este, fazendo uma analogia com a literatura ao qual o entitulo como "O Poema de Scorcese", justamente por ser um exercicio de estilo impecável.

Beijo!

Mirella Machado disse...

Cristiano, belíssima atuação dele nesse filme, vc verá. Quanto aos filmes vou procurara assistir aos mais antigos dele. Beijos.

Thiago, o clima noir deve ser a melhor parte do filme, eu também adoro. Beijo.

Luana, Ah Luh, eu gostei muito do filme e já considero um dos melhores lançados em 2010 com certeza, mas fica dica pra você conferir de qualquer forma.Beijo

Alyson, vou no seu blog o quanto antes pra conferir essa, as referências são tantas que passam desapercebidas algumas.Beijo

! Marcelo Cândido ! disse...

Ha
Esse me surpreendeu!!
E Dicaprio arrasa
Gostei do tom e ao mesmo tempo da aula de cinema que Scorsese fez