21/08/2010

Incendiário - E o mal uso de atores.


Incendiário é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Chris Cleave. Talvez você não tenha ouvido falar por quê simplesmente o enredo do filme não consegue "decolar" eu diria. É uma película que inicialmente tem uma trama compreensível, mas na segunda metade do filme a complexidade que as tramas paralelas exigiam acabam com o ânimo do espectador, acaba não se dando valor as outras histórias e o enredo central fica monótono.

A história que move todo o filme é sobre a jovem mãe (Michelle Willians) que nas cenas iniciais aparece brincando junto ao filho numa praia, ela é infeliz no casamento e tudo leva a crer que ela nem marido tinha, mas em sequência ele aparece. Aos poucos sua rotina de esposa e mãe é mostrada e nos minutos seguintes de filme ela encontra/conhece o jovem repórter (Ewan McGrecor) em um bar. Conversando com ele, ela tem um diálogo que supostamente não precisava mais mostrar o passado dos personagens (mesmo assim o filme insiste em mostrar).

O marido trabalha no esquadrão anti-bombas e o filho tem 4 anos e adora um coelho de pelúcia. A química entre os personagens é visível até que, enquanto o marido e o filho vão a um jogo de futebol e ela está fazendo sexo com seu mais novo amante, o repórter no caso, acontece um atentado ao estádio. Eis que aí o filme começa a ficar "dramalhão" demais, apesar de ser plausível a dor de uma mãe perder o filho e se sentir culpada por estar com outro homem naquele momento. O filme se torna denso demais e outras tramas começam a se desenvolver, como quando ela conhece um menino filho de um dos terroristas do estádio ou fato do repórter procurar respostas pra aquele desastre, sendo que ele era apenas um amante que ela não queria mais ver e a pergunta é: Pra quê as respostas?

O enredo começa a parecer uma novela mexicana, no entanto, a atuação de Michelle Williams foi digna de valer ver o filme, a personagem é intensa, muda constantemente. Já o grande problema foi ao mal uso de Ewan McGrecor, pra quem conhece os trabalhos dele sabe que ele é um excelente ator e em Incendiário parece ser reduzido a um papel de importância na história, mas que quase nunca vem em cena. O roteiro peca quando na segunda metade tenta fazer reviravoltas bobas que já não surpreende mais o espectador e coloca Michelle Williams fazendo uma narrativa durante o filme de um carta direcionada a Osama, que me desculpem aos que gostaram do filme, mas não fez sentido aquilo, entretanto é um filme que amantes de filmes dramáticos podem gostar bastante e até ver a beleza nele que não vi.

5 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Eu tenho esse filme aqui, mas ainda não conferi - as opiniões estão divididas: uns gostam, outros condenam, rs

beijo, blogmurus

Alan Raspante disse...

Eu sempre vejo este filme na locadora quando vou locar algum, smpre fico tentado a pegar ele, por causa do Ewan, rs, mais quando via a capa e este nome me dava a ideia de que era um filme de ação e etc e acabei nunca pegando, agora fico pasmo ao ver que o filme é um dramalhão HAHAHAHAHA.
Quem sabe algum dia, né ?

Abs.

Luana França disse...

Este não é um filme que eu faço muita questão de ver. Mas se algum dia, eu o assistir, será mais pela Michelle. Não sou superfã dela, mas gosto do seu trabalho.
Mas enfim, é como o Cristiano disse: "- as opiniões estão divididas: uns gostam, outros condenam." xD

Jardel Nunes disse...

Não assisti e nem tinha ouvido falar.. Mas ter o McGregor no filme e não saber aproveitar é um erro fatal! É um dos grandes atores da nossa época.
Ah, e aposto que você foi olhar o filme por causa dele hehehe

Abraços

Mirella Machado disse...

Cristiano, é de dividir mesmo em opiniões eu creio, em parte eu gostei dele.

Alan, rsrsrs eu que pensava que era sobre loucos que gostavam de colocar fogo nas coisas =D Eu tbm me enganei, mas talvez você acabe gostando desse filme.

Luana, Michelle tem uma boa interpretação, se gosta das atuações dela com certeza vai gostar do filme.

Jardel, pois é não é? Fazer mal proveito logo de quem, eu fico indignada com isso rsrsrs Sim, você descobriu o por que d'eu ter visto.