23/04/2010

Lisbela e o Prisioneiro- Nacional Diferente dos Estereótipos

Ah, filmes nacionais! quanto preconceito há em assisti-los não é?! Já vi algumas pessoas falarem que não veem só por ser nacional, o que é um tanto ridículo pra pessoas que geralmente se julgam expert em cinema. Convenhamos também que o Brasil cada vez mais tenta copiar alguns modelos hollywoodianos de filme, mas isso já é outra história. Então pra não ficar nessa de falar dos nacionais, eu vou falar do MEU nacional favorito, aquele que sempre me faz rir, que já sei até as falas, mas mesmo assim eu continuo amando o filme.

Sim, Lisebela e o Prisioneiro é meu filme favorito nacional, por fugir dos estereótipos brasileiros da favela, presídio, histórias de meninos que viraram bandidos... Acima de tudo "Lisbela" é o filme que faz homenagem ao próprio cinema. O filme conta a história de Lisbela, uma moça apaixonada por cinema, que já conhece todas as histórias, mas mesmo assim continua sua paixão. O filme também mostra a história de Leléu uma malandro conquistador que tenta se dar bem em qualquer situação e que no meio de suas viagens/aventuras ele acaba parando na cidade de Lisbela.

Lisbela e Leléu acabam se conhecendo, mas pra dificultar o romance dos dois outros personagens aparecem. Por exemplo, o noivo metido a carioca de Lisbela, o pai dela, o matador que quer matar Leléu pela traição dele com a esposa do matador, a esposa do matador... O casal passa por todos os clichês do cinema, que varia do romance atrapalhado do mocinho e a mocinha, o bandido que quer separa o casal, o pai da mocinha tentando casar a moça com um dos "vilões", fugas de assasinato e um finalzinho dentro de um cinema mesmo .

Por homenagear o cinema dessa forma, exibindo seus vários clichês e mostrando que a paixão pelo cinema não acaba mesmo assim é que Lisbela e o Prisioneiro é tão especial pra mim, adoro a leveza e todo aquele clima que o filme passa de que você só tem que sentar e curtir um bom filme. A trilha sonora, o sotaque pernambucano, a fotografia e a fuga das normas brasileira de cinema faz ser um filme e tanto. Quanto a tal história batida? Pode até ser, mas eu amo mesmo assim e você qual seu nacional preferido?

6 comentários:

Luana França disse...

Ah, eu amo esse filme de paixãoooo!!! Adoro, adoro, adoro!!!
Sobre o preconceito com filmes nacionais, tem sim, muitos filmes que são realmente bons. Isso é coisa de quem não entende mesmo de cinema. E dois filmes nacionais que eu adorooo de verdade, são "Lisbela" e "Romance". Detalhe que os dois são de Guel Arraes. Eu tbm adoro o Guel! Ele faz filmes fantásticos, e "Lisbela" é realmente uma obra-prima! Adoro, adoro, adoro, adoro, adoro [...] !!!!
Parabéns pelo post, Mirella! Ameeeeei!!! S2

Luana França disse...

Ah! Destaque para o elenco do filme também! Sensacional!!!;)

Alan Raspante disse...

Mirella, minha mãe é um belo exemplo, ela num gosta de filmes nacionais, mas depois que viw "Lisbela" ela abriu o coração e viu que existia vida cinematográfica aqui no Brasil !
UHASUHAHSUHASUA
Eu particularmente A-M-O esse filme !
É engraçado, tem uma boa história e um ótimo elenco !
Abs.

Jardel Nunes disse...

Um dos meus favoritos, com certeza.. adoro essa leveza do filme, o deboche com os cinemas que a Lisbela assiste com o namorado mauricinho..
O elenco é espetacular, Selton, Bruno Garcia e o meu preferido. Marco Nanini(um dos melhores atores em atividade no Brasil, com certeza) como "Frederico Evandro"...
A trilha é muito legal também, Los Hermanos, Zé Ramalho, Caetano...

Meu filme nacional preferido? Ainda é "O Homem que Copiava" do grande Jorge Furtado...

Alan Raspante disse...

Mirella minha flor, mudei de endereço, se você puder trocar o link ! hehehe
http://cinemapublico.blogspot.com/
já adc o seu...
Abs.

Cristiano Contreiras disse...

Eu gosto desse filme, ainda que seja bobinho, rs

Meu filme favorito nacional?

Posso citar alguns:

- Nina
- Abril despedaçado
- Madame Satã