28/04/2010

Alice no País das Maravilhas- E crianças decepcionadas com o resultado


O Fantástico mundo que vive na cabeça de Tim Burton deve ser mesmo incrível, pra mim o homem não erra uma e se alguma vez causou a impressão em mim de um filme ruim é por que eu mesma não forcei a entender sua mente. Não, ele não é meu diretor preferido, mas digamos que esteja entre os 10 mais. Ao contrário do que muitos estão dizendo eu vou falar que Alice no País das Maravilhas é sim um ótimo filme e que se você já for ao cinema pensando em se decepcionar, então você irá se decepcionar.

Uma dica antes de ver "Alice" é jamais ir ao cinema pensando que vai um filme infantil em que o mundo imaginário de uma criança irá fluir na tela e você se encantará com isso, pois se espera isso é por quê não conhece muito bem Tim Burton. A história de Alice é quase repaginada dessa vez, no filme é contada a história da Alice mais velha que ao descobrir que vai ser pedida em casamento por um cara que não muito a ver com a moça acaba parando no país das maravilhas.

Creio que qualquer pessoa no mundo tenha conhecido a Alice ainda criança, uma menina com uma imaginação fértil e um grande coração. Aos quase vinte anos Alice não mudou muito, continua tendo os estranhos sonhos e com imaginação a mil, dessa vez Alice segue o coelho justamente na festa em que será pedida em casamento. Ao chegar no país das Maravilhas (seu antigo "sonho") de quase nada ela se lembra.

Também dessa vez Alice volta para aquele mundo para ajudar a rainha branca a recuperar sua coroa que no momento está com a rainha de copas (ou rainha vermelha). Personagens famosos da história (e agora eternizados pelos atores) reaparecem na história, como por exemplo, o chapeleiro, o coelho com relógio de bolso, o gato sorridente, a lebre, as rainhas...
O filme está realmente bom, as mudanças no comportamento de Alice é vizivel no espectador, ao contrário de quando era criança Alice é menos corajosa ao enfrentar novamente aquele mundo, então junto a ela estamos nós redescobrindo aquela história que lemos quando criança. O filme se torna ainda mais marcante pela presença de Helena Bonham Carter, Johnny Depp, Anne Hathaway e Mia Wasikowska (Alice). Já vi muitas críticas negativas sobre Mia, mas acho que sem ela não teriamos uma Alice insegura como no contexto do filme, também dou um crédito a ela por ser sua grande estreia no cinema.

Já Helena e Johnny... Esses não há palavras pra descrever o modo que eles se entregam ao personagem e até Anne fazendo sempre os gestos com as mãos lembrando uma princesa. O filme tem em cada segundo a visão de Tim Burton desde o figurino a fotografia, passando pela trilha sonora um pouco sombria que dá um toque especial ao filme. Definitivamente é um filme que poucas crianças vão gostar, pelo jeito que a história é contada, então não vá ao cinema com crianças para elas acharem que Tim pode substituir o filme da Xuxa, pois elas irão achar o filme um "saco" (eu ouvi isso de um menina sentada atrás de mim) quem sabe num futuro distante eles apreciem. Fica a dica então pra você mais um obra-prima de Tim Burton.

8 comentários:

Alan Raspante disse...

Bem você já falou tudo !
Ótima crítica ! xD

Jardel Nunes disse...

Estou só esperando chegar aqui na minha cidade pra ir assistir... esse eu faço questão de olhar na telona.
E Tim Burton está na minha TOP 5, com certeza...

Felipe Guimarães disse...

Aind vou assistir! Eis uma crítica positiva, finalmente!

Cristiano Contreiras disse...

Este eu passo, depois eu confiro, rs

Acho muita insanidade visual e exagerado tom de direção de Burton!

Mas, quem sabe eu não goste do filme que nem você, né?

Beijo, Sra Blogmurus!

Cristiano Contreiras disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alan Raspante disse...

Mirella tem um selinho para vc em meu blog ! xD
PS: Esse visual está lindo ! xD

Mirella Machado disse...

Alan, obrigada pelo elogio.

Jardel, vá mesmo, você vai gostar do filme.

Felipe, só tem lido críticas negativas também?! Se dependesse delas eu nem iria ao cinema.

Cristiano, insanidade visual? Vc tem certeza que viu Avatar? Bem, era bem mais que isso, mas não passe esse não, recomendo que veja. Bjos Blogmurus.

Alan, amei o selo ainda mais o fato de poder dá-lo a vários blogs, muito obrigada novamente. ah, ainda bem que vc gostou do visu, pelo menos um.

Rodrigo Mendes disse...

O filme é visualmente espetacular (não é melhor que o Avatar)...okay todo mundo já disse isso, rs!

O Burton tem estilo. Fica patente a sua criação, pra mim no seu melhor filme: Edward Mãos de Tesoura.

Conferi o ALICE na segunda semana de estréia, num belo Domingo eu consegui ingresso graças a vovó que foi comigo e passou direto da fila, rs!

Achei que o filme pecou na montagem. De repente os famosos personagens aparecem e de repente o filme termina. E as pitadas sexuais não me agradaram tbm.

Mas enfim...sabemos da frieza de Tim Burton e do adulto no corpo de criança ou vice e versa. Não há como discutir o seu universo particular. É isso.

Só achei que iria nevar no País das Maravilhas...

Bjokas!