15/04/2010

RENT- Os Boêmios mais famosos de NovaYork


Bem a homenagem a sessão da tarde acabou mesmo com Juamnji (não fique chateado(a) se gostou é só pedir que eu repito a dose). Finalmente cheguei a um filme que amo mesmo e ele consegue chegar a ser um dos primeiros na minha imensa lista de filmes favoritos, já falei dele aqui por várias vezes, mas nunca fiz uma postagem que fosse digna de seu porte em minha vida.

O filme Rent-Os Boêmios é um filme que aborda vários temas como o homossexualismo, AIDS, violência... E um fator importante pro filme ser tão bom é que ainda é musical. Nossa ser um musical já sobe e muito no meu conceito, porém , quando conheci o filme não foi assim (tenho que admitir que pra eu virar fã de Rent eu tive que vê-lo por três vezes).

Rent conta a história de um grupo de amigos boêmios (óbvio) que tentam ficar famosos pelo o que gostam ou encare assim, tentam apenas sobreviver no inferno gelado boêmio que é Nova York. É o fim dos anos 80 e a epidemia de HIV já tomou grandes proporções, mas o grupo de amigos sequer passam por um grupo de pobres coitados que contém alguns componentes com a maldita doença.

Mark é o narrador dessa história, ele começa a contá-la a partir da véspera de Natal de 1989, quando o aspirante a cineasta começa a filmar a sua realidade. Ele mora com o amigo Roger, mas antes os dois viviam também com Maurren,Collins e Benny. A história começa a partir do momento em que Collins volta pra viver com eles e Benny tenta impedir um prostesto de Maurren e fazer do prédio onde ele mesmo morava antes com os amigos um grande prédio pra negócios.

Durante essas "brigas" que na verdade são diálogos cantados, mais três amigos se juntam ao grupo Angel, Mimi e Joanne. Bem, o filme continua mostrando a vida desse grupo, acompanhando como alguns lidam com a AIDS, lidam até mesmo com o homossexualismo com uma naturalidade jamais vista em filmes (por mim) e principalmente lidam, às vezes, com a dificludade de falar de seus sentimentos. Resumindo, as pequenas brigas mais passam mensagens de amor do que de ódio. A sintonia entre os atores é grande e a história mexe com o telespectador, você provavelmente irá se identificar com algum.

As músicas e as vozes que as cantam já são uma história a parte, Roger (Adam Pascal) tem uma voz de roqueiro que cosegue se encaixar perfeitamente ao filme e as músicas, Mimi (Rosario Dawson) tem uma voz feminina e doce o que faz o casal (ela e Roger) ser ainda mais perfeito quando cantam juntos. Mas cada personagems tem sua personalidade forte, uma voz intensa e uma grande história pra contar a você. Isso mesmo a você que talvez nunca tenha visto o filme.

O filme é baseado no musical RENT da Broadway (eu só vi a peça essa semana) mas se for pra ver peça ou filme de Rent, eu já deixo a dica do filme mesmo (mas só por causa daz vozes no filme), a difrença entre os dois não são gritantes... Só são algumas músicas e algumas informações. O difícil mesmo foi encarar a direção de Chris Columbus que fez parecer ao público normal (isso quer dizer não-fãs) que o grupo era um bando de amigos que se drogavam, faziam sexo sem proteção e ainda não queriam pagar o aluguel e não levou a magia do teatro as telonas.

No entanto, fica a dica, veja Rent e se acontecer deixe que ele te emocione, preste atenção nas músicas que não são famosas mas sofre influência de blues, rock, pop... Deixe que Rent te leve talvez ao um fanatismo sem igual (como já disse só virei mesmo fã depois da terceira vez que vi, afinal, nem sempre amor é a primeira vista ;) depois de um tempo você verá que não era só boemia a intenção da história.

4 comentários:

Alan Raspante disse...

Olha que bacana, eu não sabia da existência deste filme, e gosto de musicais. Fiquei com muita vontade de conferir o filme.
Ótima crítica ! xD
homevintage.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

só os bons de sempre

Felipe Guimarães disse...

Pois é, parte da magia está na peça (porque somente ao vivo para saber toda a magica) e as melhores vozes estão no filme. Nem preciso comentar o Collins da peça... Ele atua muito mal...

Mirella Machado disse...

Alan, fica a dica então, curta bem o filme.

Macaco Pipi, é não é ?!

Felipe, com certeza as melhores vozes e atores estão no filme. O Collins e da peça é horrível mesmo, tbm não gostei do Benny da peça.