14/05/2010

Cazuza- O Tempo não Pára e nem a música


Acho que todo mundo lembra quando estreou o cinebiografia de Cazuza nos cinemas brasileiros, primeiro surgiram os comentários sobre a fidelidade na história do promíscuo poeta compositor Cazuza. Bem, recentemente revi o filme o filme e percebi que se esforçaram ao máximo pra não mostrar um Cazuza ridicularizado e sim um jovem transgressor que só queria mudar o mundo em que vivia.

Pelo filme percebemos que Cazuza fazia o tipo de pessoa intensa, que queria tudo ao mesmo tempo e aproveitar como se não houvesse o amanhã. Através da música ele encontra um meio de ser ouvido, de expressar tudo o que sentia e conseguir no mínimo acalmar o que se passava naquela cabeça com urgência de viver e sentir todas as experiências da vida.

Cazuza ao longo do filme encontra os Barões, jovens que nem ele, que costumam ter um estilo de vida parecido e estão a procura de um "novo som". O poeta junta-se ao grupo que deles eu só lembro mesmo agora o Frejat, mas pra quem ainda não viu o filme e pensa que Cazuza quando começou a cantar melhorou seu comportamento se engana, ao invés disso, Cazuza estava exposto a tudo o que era bom e ruim.

Bem, aos que já conhecem o final dessa história pelo menos não há do que reclamar. O que posso dizer é que o filme tentou espelhar ao máximo a vida do cantor e que o Ator Daniel de Oliveira deu praticamente o sangue pelo papel, apesar do filme ser bem mediano na minha opinião. Daniel de Oliveira simplesmente incorporou Cazuza, sua voz era a mesma do poeta, sua aparência, seu jeito de falar... Acho mesmo que o grande mérito do filme vai pro ator, a história é até que interessante, mas tinha um toque a lá Daniel Filho por trás filme que parecia que o filme foi feito pra ganhar bilheteria e causar um impressão (não importa qual ela fosse). Resumindo, não é um dos melhores brasileiros, mas eu gostei da cinebiografia.

Obs: Uma grande vantagem do filme com certeza é sua trilha sonora repleta de músicas para aqueles que foram jovens naquela época e continuam sendo os eternos jovens em busca de mudanças relembrarem de Cazuza, mas que mesmo assim o tempo nunca pára.

7 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Pode ter cortado parte da promiscuidade exorbitante, ter atenuado o comportamento transgressor e ter condensado situações sobre a vida dele - mas, é um filme amplamente memorável, terno e cativante. Tem emoção mesmo nele e não me canso de assistir.

Beijos, Blogmurus

Alan Raspante disse...

Gosto do Cazuza, sou fã mesmo das músicas dele, e assisti ao filme. Gostei achei bacana, e é incrível como o Daniel de oliveira encarnou o personagem.
Abs.

Jardel Nunes disse...

Não curti muito o filme não... mas talvez seja porque nunca fui muito com a cara do Cazuza mesmo...
É fácil lançar discos sendo filho do dono da gravadora né!hehe
Aliás, pra mim, o Barão Vermelho só ficou bom quando o Frejat assumiu a banda... o Frejat é o cara hehe

mathiasstevens disse...

bom.. estou eu aqui..
eu sou o fã numero um do daniel de oliveira..
e tenho como provar isso.
hehe..
tambem sou um super fã de cazuza..
amei o que você escreveu..
estou te seguindo aqui no blog..
você esta de parabens...
eu só não gostei de uma coisa...
Jardel Nunes, ele falou uma coisa que me deichou tristi... tem muitas pessoas que não gostam, de cazuza, eu entendo isso, afinal nem jesus agradou a todos.. mas bem, ele disse que era facil o cazuza lançar um disco pois seu pai era dono de uma gravadora... mas tem um porem.. joão araújo foi o primeiro a dizer não a cazuza, foi o primeiro a esculachar o trabalho dele.. e depois, lançar um disco é facil.. mas nenhum pai nesse mundo conseguiria eternizar a memória de um filho igual memorizaram a memoria de cazuza..
não sei se vc me entende.. só quero dizer que lançar um disco é comum.. ser inesquecivel é para poucos..
entrar para a historia de uma nação.. é só para alguns...
só isso...
vou estar sempre por aqui.. beijos...

Felipe Guimarães disse...

Eu ainda vou assistir inteiro! Sempre pego partes na televisão...

Mirella Machado disse...

Cristiano, com certeeza pe memorável e eternizou o cantor nos cinemas também.

Alan, Todos na minha faculdade amam Cazuza olha. Adorei também você ter concordado comigo sobre a atuação do Daniel de Oliveira.

Jardel, eu entendo há pessoas que eu também não vou muito com a cara sem nem conhecê-las, mas Cazuza eu gosto sim, sei que ele era o tipo meio playboy na visão de alguns, mas aquele era o jeito dele. Ao menos ele eternizou suas músicas com poesias.

Mathias, seja muito bem-vindo ao blog.Obrigada pelo elogio. E concordo com você em algums coisas quando diz que mesmo sendo filho do dono ele conseguiu ser memorável pra todos os brasileiros. De certa forma vc e o Jardel tem opinões e visões diferentes sobre o cantor, mas pelo menos na minha huilde opinião nenhuma está errada. Mais uma vez seja bem vindo ao blog. Abraços

Felipe, recomendadíssimo. =D

Camilabs1 disse...

bom, eu gostei do seu texto, mas confesso que não gosto muito do cazuza, apesar de adorar suas composições, não acho certo fazerem um filme contando a história de uma pessoa como ele, que eh um péssimo exemplo a ser seguido,ele jogou tudo o que tinha no lixo,até mesmo sua vida, acho também que o Brasil não deveria "eterniza-lo", e sim suas composições,que serão sempre ouvidas e adoradas, e a respeito da atuação do Daniel de Oliveira, eu gostei muito...

^^