26/05/2010

Um Olhar do Paraíso- A falha de tentar repetir o sucesso


Entre o céu e a Terra há mais coisas do que podemos imaginar, talvez seja essa a ideia que o filme Um Olhar do Paraíso tentou transmitir e mais várias outras que ficaram um pouco subentendidas mesmo com várias horas de filme.

O filme conta a história de Susie Salmão (sim, como o peixe mesmo). No inicío a menina diz o dia em que morreu e que tinha 14 anos quando aconteceu, ela começa a relembrar história de seu passado o que faz com que nós espectadores comecemos a adorá-la e ter repulsa do tal assassino por ter feito brutal coisa. O filme tem um clima anos 70, roupas coloridas, crianças sem medo de sair nas ruas e até hábitos familiares não muitos comuns nos tempos de hoje são mostrados.

O filme muda o clima no exato momento em quem Susie é dada como morta, a película que mais parecia comédia até mesmo pelas cores usadas na fotografia até aquele momento muda pra um clima pesado e tenso, dando a sensação de que algo crucial pode acontecer a qualquer momento e para iniciar essas cenas no filme temos a cena em que a família se dá conta de que Susie está morta e quando Susie nota por si mesmo isso, as cenas são intensas e emocionantes e as cores do filme mudam (a cena em que ela é realmente morta é retirada do filme por quê não era esse tipo de impacto que ele queria causar ao público).

O Assassino era George Harvey, ou o Senhor Harvey, o vizinho de baixo que ninguém desconfiava e além disso o próprio pensou que um pai poderia esquecer o que fizeram a sua filha. Bem, durante essa busca por seu assassino Susie fica presa ao seu mundo perfeito, digamos que seja o mundo perfeito de Peter Jackson (juro que vi algumas coisas parecidas no Senhor do Anéis). É um lugar entre o céu e a Terra em que almas que ainda "estão com uma situação mal resolvida na terra" digamos assim ficam e delá ela consgue ver tudo o que se passa na Terra.

Os efeitos do filme estão ótimos mesmo, pena que teve um certo Avatar pra tirar o Oscar de fotografia. As atuações... Bom, Stanley Tucci, Saoirse Ronan e Susan Sarandon são casos a parte do filme, atuações brilhantes (falo pelos mais velhos que respectivamente ficaram com uma atuação de assassino doentio a qual ninguém torce por ele e uma pirua-vovó beirando a "loucura" ), mas a menina não ficou atrás, Saoirse terá um futuro interessante no cinema, e quem diria Mark Wahlberg sabe fazer um pouco de drama ao menos ele conseguiu não deixar o personagem em um sofrimento de maneira não caricatural. Infelizmente creio que Peter Jackson falhou em tentar fazer de Um Olhar do Paraíso um novo Senhor dos Anéis e que tivesse o mesmo legado de fãs, sendo assim, mesmo com tantos erros e acertos o filme é trágico, belo, emocionante e bem original em se tratando de mostrar o céu.

5 comentários:

Felipe Guimarães disse...

Não acredito que ele tenha tentando fazer outro Senhor dos Anéis. Pra mim o filme é bom do jeito que é! Infelizmente Avatar o desbancou assim como fez com outros filmes...

Thiago Paulo disse...

Ah, eu adorei... Achei emocionante e lírico. Gostei das atuações, da rilha sonora e da fotografia. Saoirse está fantástico, sempre fico me perguntando de onde ela surgiu... Espero que ela não se perca durante sua carreira.

Abraço!

Luana França disse...

Já vi esse filme. É realmente um filme muito lindo. Mas minha nota não é 10. Esperava mais dele no final...
E sobre Per Jackson, eu adorooo esse diretor! E um dos motivos de me fazer querer assistir a esse filme foi pelo Peter.
Tambem nao acho que ele tenha tentado fazer outro SDA...
E realmente, "Um Olhar do Paraíso" deveria ter ganho o Oscar de melhor fotografia...

Jardel Nunes disse...

Não sei porque, mas ainda não tive a menor vontade de assistir a esse filme...
Pra mim, Peter Jackson não quis fazer outro Senhor dos Anéis, só que sempre vai haver comparação, porque a trilogia é o máximo que ele pode chegar.
Por acaso, ele podia ter parado por ali, não sei esse filme, mas o remake do King Kong é medonho de ruim hehehe

Cristiano Contreiras disse...

Também não tenho pressa de vê-lo, mas quem sabe este mês? E não acho que ele tentou recriar um sucesso em cima de O Senhor dos Anéis, apenas pode ter se equivocado na concepção do filme...e o roteiro, pelo visto, tem falhas.

beijos blogmurus!