10/07/2010

Harry Potter X Crepúsculo = CANSEI


Depois de tanto tempo defendendo minha queridíssima saga sobre o bruxinho, eis que me deu na telha não defendê-la mais. Depois de um período na faculdade de letras percebi que nenhuma das duas referidas sagas são literaturas de verdade (pelo menos nem sonhe em ouvir elogios sobre as mesmas numa sala de aula) e com certeza eu aprendi que nem sempre por ser best seller não significa ser bom.

As duas são concepções de autoras sobre um mundo fantástico e outro mítico, simplesmente não faz sentido acreditar que qualquer coisa que acontece em um das séries aconteça numa vida real (a não ser que você conheça um vampiro que diga que você é a vida dele ou um bruxo que é ameaçado de morte desde quando nasceu). Depois que Eclipse estreou, eu nunca vi tanta gente engajada numa rivalidade sem fundamentos.

Se muitos não gostam de Crepúsculo por que consideram uma saga machista, boba e/ou vaga, recomendo que conheça os livros profundamente, pois você mesmo verá o quanto Meyer foi inteligente e olha que você está lendo palavras de uma pessoa que não é fã e pode ter certeza que minha professora de literatura é a grande culpada d'eu admirar Meyer por ter transformado esse mito numa grande exaltação de fãs.

Já Rowling começou sua saga bem antes, basicamente partindo do mesmo ponto. O mundo real fundindo com o fantástico, sendo assim, mundo em que Harry tem que viajar para estar em seu lar mágico. Em Crepúsculo o mito do vampiro romântico e sugador de sangue são colocados em cena. Pra você ver como cada história parte para um nuance incomparável, cada autora escreveu a sua história baseada em antigas lendas e mitos (como diz o ditado popular nada se cria tudo se copia). Então a ideia é parar de discutir qualquer é a melhor ou a menos pior (por que eu sei que tem gente que tem esse olhar para as duas) e influenciar brasileiros a escreverem seu próprio best seller e talvez a preocupação com o que é melhor acabe e teríamos orgulho se talvez surgisse uma escritora com o mesmo potencial dessas duas.

Obs: Amanhã volto com os filmes.

5 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Eu ando muito cansado de tentar mostrar o quanto os livros de Meyer e os filmes tem seus pontos positivos, o quanto são bons...e, como digo, muitos 'pseudos criticos' e blogueiros que falam mal da Saga Crepúsculo sequer leram os livros ou muito menos assumem que gostam, vão na "onda de todos"...

uma pena!

abraço

ShirleiAlvs disse...

A grande maioria das pessoas que criticam as séries, nunca leram os livros e portanto criticam sem embasamento nenhum, acredito que antes da pessoa julgar HP e a SC, deveriam tomar conhecimento de seu real conteúdo..o livro.. pois os filmes são meras adaptações e nem sempre fiel ao escrito. Cada uma das séries tem caracteristicas distintas, e o que os fãs de uma e outra deveriam fazer era ficar com sua série na boa e parar de tentar atingir a outra.

Alan Raspante disse...

Nunca fui grande fã de HP, mas simpatizo com os filmes.
Já Crepúsculo, eu tenho os quatro livros, eu li eles, e gosto, mas já os filmes, sei lá, não gosto e me causa repuna, sério mesmo, não me pergunte o motivo, mas não gosto da saga no cinema...
òtimo texto!

Roberto Simões disse...

Eu considero os filmes da saga Crepúsculo ou razoáveis ou abaixo dessa avaliação. Não preciso de conhecer os livros para avaliar os filmes. Quem avalia os filmes tendo em conta os livros, sem se tratar de um estudo comparativo, é porque é um fã da saga. Não tenho nada contra os livros, nunca os li, e mesmo que sejam má literatura terão a sua finalidade de entretenimento que, dada a fama, é bem conseguida. Não tenho nada contra os fãs. Cada um gosta do que gosta. Agora uma coisa é avaliar um filme porque se é fã de uma saga e outra coisa é avaliar um filme independentemente disso, com fins artísticos. É claro que a arte é sempre subjectiva, mas apercebe-se da real qualidade artística quem estuda arte.

Mirella, se você está numa faculdade de letras, e realmente estudar arte, creio que rapidamente se aperceberá dos míseros valores artísticos da produção da saga. Há pontos positivos, claro, mas no seu todo, o filme não encerra nada de mais. Artisticamente falando.

Os ditos críticos muitas vezes criticam arte. Não romances pessoais com certos e determinados universos.

É preciso estar ciente destes critérios, antes de dizer coisas como "blogueiros que falam mal da Saga Crepúsculo sequer leram os livros (...), vão na "onda de todos"..." Isso sim, é pena.

Literatura é literatura. Cinema, ainda que parente da Literatura, é cinema. Livro é livro, adaptação é adaptação. Não preciso ler um livro para estar habilitado a avaliar melhor um filme. Obviamente.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Cristiano Contreiras disse...

Oh, falou e disse o grande entendedor.

Converso, depois, contigo, Mi.

Eu continuo me divertindo com isso! :)