20/07/2010

Saneamento Básico- O Filme


A homenagem brasileira ao cinema norte-americano dessa vez veio na forma bem- humorada de Saneamento Básico. Um elenco nacional e considerado de peso, um fotografia tímida, porém, um roteiro um tanto quanto original com certeza marca o filme. Pode até não ser muito bem apreciado por alguns por se tratar de um “Globo filmes”, mas convenhamos que nem sempre os filmes da rede Globo nos lembram pequenas novelas das oito.

O filme narra a história de uma comunidade que resolve fazer um filme de apenas 10 minutos, já que a prefeitura do local tem apenas dinheiro para o prêmio de um “festival” de cinema, mas no momento não havia como “liberar” dinheiro para as reformas de saneamento básico que a comunidade necessitava. Como não havia outra concorrência inscrita o prêmio em dinheiro já era garantido, mas a comunidade precisava fazer o tal filme de 10 minutos para poder construir a almejada fossa.

O Filme? Deveria ser de ficção, eis que aí surge o primeiro problema, nenhum dos personagens sabia ao menos o que era um filme de ficção. Surge a ideia de Godzilas, viagens ao espaço etc., mas logo outros problemas começam como roteiro incoerente, falta de verba, figurino e má atuação, no entanto, mesmo assim o filme consegue seu seguimento.

E é dessa maneira que Saneamento Básico consegue alegrar, ou ao menos divertir, os maiores fãs do cinema (seja ele nacional ou não), mostrando que não é tão fácil produzir um filme, por mais que as intenções do mesmo seja de apenas durar por 10 minutos e não ser uma grande produção. Nome de atores, cenas clichês de cinema, tudo isso é lembrado em Saneamento Básico, um filme nacional e engraçado.


Obs: Feliz dia do Amigo, meus amigos blogueiros, visitantes assíduos...

4 comentários:

Jardel Nunes disse...

Um dos melhores filmes nacionais já feitos. Já assisti várias vezes e sempre pego um novo detalhe ou uma nova piada a cada olhada. Jorge Furtado dando uma aula sobre fazer cinema.

Ele é da Globo Filmes? Posso estar enganado, mas apesar dos atores globais, o filme foi todo produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, que inclusive foi fundada pelo próprio Jorge Furtado.

Abração, feliz dia do amigo

Luana França disse...

AAh, eu simplesmente ADORO esse filme!!! Gosto muito, muito mesmo!!
Realmente, elenco de primeira, e um roteiro bem original! Nem vou comentar sobre o Wagner Moura, pq vc jah sabe, neh Mih, quq eu sou fã de carteirinha!=P
Ah, mas esse filme é bom d+. Uma comédia inocente. Realmente vale a pena!;)

*** Feliz dia do Amigo!! ***

Cristiano Contreiras disse...

Oi, Mi

Este, sinceramente, não me atrai nem um pouco...mas, quem sabe um dia eu páro e confiro?

Beijo, Blogmurus!

FELIZ DIA DO AMIGO!

Alan Raspante disse...

Um filme que tenho curiosidade em ver, to afim de ver comédia, rs!
Feliz dia do Amigo!!!!
Bjs