21/07/2010

Retratos de Uma Obsessão- O que suas fotos revelam?


Que eu não gosto de Robin Williams isso não é novidade pra quem me conhece, mas, eu tenho que admitir que ele é um bom ator (bem que ele poderia ser menos incoveniente e mais humilde, mas...). O filme Retratos de uma Obsessão é uma película que passa a impressão de que, quando você está realmente se empolgando com a história ele acaba. Decerto é um filme que você não percebe o tempo passar e tem um enredo um tanto quanto impactante.

Sy (Robin Williams) é o homem responsável por uma lojinha de revelações de filmes que fica em um super mercado. Em certo momento Sy se apaixona, digamos assim, pela família Yorkin. A família tem uma imagem de uma família perfeita, a mãe bonita e responsável Nina, o pai bonito e trabalhador Will e o filho educado Jake. Então é através dos negativos de fotos dessa família que Sy conhece suas vidas.

O homem conhece onde eles vivem, se divertem, jogam, trabalham, criando assim a obsessão que deu nome ao filme. De uma lado a família perfeita e de outro o homem solitário, imprevísivel, velho e que por alguma razão que só sua mente entende se acha próximo a família e sente que precisa fazer parte dela e protegê-la sempre. Sy sente-se próximo com as fotos da família, tem uma parede em sua casa coberta de retratos dos Yorkin, acompanhou o crescimento do menino menino Jake por meio delas e tudo isso enquanto a família mal notava sua existência no mundo.

E é quando as máscaras da família perfeita começam a cair que Sy muda seus atpos diante os Yorkin e é quando o filme infelizmente começa a dars seus traços de fim. O filme é um suspense que mexe até mesmo com a cores usadas em cena, tudo tem uma séria impressão de que a vida de Sy não era importante e a da família muito mais calorosa e feliz. O personagem principal me lembrou muito o assassino de Um olhar do Paraíso, com as mesmas obsessões pela perfeição, escondendo segredos de todos e até mesmo na aparência Stanley Tucci ficara igual ao Robin Williams desse filme. Pra quem adora suspenses com direito a um fundo musical sempre dando dicas de que algo ruim estar por vir, vai amar Retratos de um Obsessão.

5 comentários:

Alan Raspante disse...

olha, agora estou curioso !
Não gosto muito de Bruce, mas gosto de suspenses, quem sabe não me arrisco para conferir este filme...

Cristiano Contreiras disse...

Não sou fã de Robin, ele semprep parece...ele! poucos filmes ele me convenceu, talvez só dois: Genio indomável e Sociedade dos poetas mortos...

Ah, este filme eu acho chato e tedioso, bem fraco mesmo.

Beijo, Blogmurus!

Jardel Nunes disse...

Qual a razão de não gostar do Robin Willians? bah, eu gosto muito do ator, acho ele muito talentoso.
E esse filme aí, que eu vi a um bom tempo e não me lembro direito de tudo, é um bom exemplo do talento do ator. Geralmente a imagem dele está ligado a comédias, mas ele já fez ótimos papéis fora desse estilo, como Insônia.

Abraços

Thiago disse...

Parece ser um bom filme xD Vou tentar vê-lo.
Abr

Mirella Machado disse...

Alan, não gosta de Bruce ou Robin? mas esse é um ótimo suspense de qualquer forma, um dos melhores daquele ano. Abraços.

Cristiano, não gosto dele simplesmente por não gostar. como você mesmo leu não o achei tedioso, achei interessante pelo gênero. Abraços.

Jardel, não gosto dele por que ele não é um dos atores que parece se lembrar de onde veio, cada vez que leio sobre ele eu vejo mais disso. Eu o considero melhor ator longe das comédias que o consagraram pelo mundo. Abraços.

Thiago, é sim um bom filme do gênero de suspense, espero que goste. Abraços.