23/07/2010

Hitchcock X Kubrick

Há anos aqui nesse mesmo blog eu fazia uma brincadeira com os leitores. Dava o perfil de dois nomes que estavam no mesmo patamar artístico e o leitor escolhia qual era o melhor em sua opinião. Hoje eu resolvi ressucitar essa brincadeirinha das trevas e justamente com dois grandes nomes do cinena. Alfred Hitchcock e Stanley Kubrick.

Alfred Hitchcock deu origem ao que chamamos hoje de suspense(tá, ele pode até não ter inventado, mas ele reinventou com certeza), há especulações que nos tempos de hoje não há um diretor de filmes de terror/suspense que não faça ao menos uma cena em seu filme em homenagem a Hitchcock. Alfred dirigiu filmes que são clássicos do cinema como Janela Indiscreta, Psicose, Pássaros, Festim Diabólico, Rebecca- A Mulher inesquecícel (filme pelo qual ele foi indicado ao Oscar), Disque M para Matar, Sr. e Sra. Smith- um casal do barulho e vários outros que não vou citar aqui, pois a lista é bem extensa. Um curiosidade sobre Alfred é que apesar de muitos outros diretores o invejarem por seu sucesso ele nunca conseguiu ganhar a almejada estatueta do Oscar, assim como Kubrick. Foi criado numa rigorosa família e vomeçou muito cedo no cinema e começar exatamente com filmes de suspense que o consagraram no gênero.

Já Stanley Kubrick tem um estilo diferente, nunca ganhara nenhum Oscar por melhor direção e se você consgeue acreditar ele concorreu ao prêmio Fambroesa de Ouro de pior direção por O Iluminado, que hoje é um clássico imperdível para os fãs dos gêneros de terror/suspense. Dirigiu filmes como O Iluminado, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica, De olhos bem Fechados, Lolita, Spartacus, O Grande golpe entre outros de sua lista também extensa. Kubrick foi um diretor um tanto excêntrico, perfeccionista, demorava em suas produções e apesar de ser muito criticado também era um diretor invejado. Stanley estava envolvido na produção de A. I. inteligência Artificial o que acabou não acontecendo devido sua morte.

Bem, depois dessa breve passada pela vida dos dois, percebi que preciso uregnte ver mais filmes de Hitchcock e postá-los aqui, segundo eu já tenho meu perferido, mas prefiro não falar, terceiro: pra quem achou que o blog estava "maduro" e havia acabdo as brincadeiras se enganou e quarto: Adoraria que você comentasse qual seu preferido de verdade e o por quê dessa preferência.

5 comentários:

Jardel Nunes disse...

Fico com Kubrick, até porque vi mais filmes dele do que do Hitchcock...
Mas os dois vão ter pra sempre o seu nome na história do cinema, todo mundo copia eles, nem que seja um detalhezinho... e apesar de minha escolha, acho que o "Alfred" é mais importante para a 7ª arte do que seu rival, ou não...

Abraços

Alan Raspante disse...

Até hoje apenas vi "Um Corpo que Cai" do Hithcock e é incrível. Mas, eu fico com Kubrick, já assisti três filmes deste cara e é esplêndido com que ele fazia com uma câmera, ele te envolve no filme, talvez não seja um argumento muito plausível, mas a minha escolha é Kubrick!!!

Gostei da brincadeira! xD

Cristiano Contreiras disse...

Amo "Festim diabólico" de Hitch...do Kubrick tem alguns que me definem..."de olhos bem fechados", "o iluminado" e "Laranja Mecanica", claro!

beijos

Mirella Machado disse...

Jardel, concordo com você, estava pesquisando sobre os dois e vi que Alfre tem muito mais prestígio no meio cinematográfico e é até engraçado por que se você for ver as pessoas conhecem mais filmes de Kubrick do que dele. Abraços.

Alan, Ah, que bom que gostou da brincadeira outro dia faço outra. Kubrick realmente tem uma jogo com as câmeras que dá mais realidade e emoção aos filmes e eu gosto disso.

Cristiano, parece que você ficou meio na dúvida de escolher? ou vai pelo número de filmes também? De qualquer forma os dois são ótimos, também tenho minhas dúvidas mas já escolhi o meu. Bjos Blogmurus

Felipe Guimarães disse...

Kubrick para sempre! Ele foi um gênio!