15/07/2010

Preciosa- Uma história de Esperança


Sabe aqueles filmes que te fazem refletir sobre a vida? Bem, Preciosa é dessa maneira, o espectador se depara com uma história daquelas e simplesmente começa a achar que sua vida é de rei. Acho que todo mundo deve saber que Preciosa "é um filme sobre uma garota negra, obesa, que tem filhos com o próprio pai e sofre abusos também da mãe."

Mas o que você vai entender durante esse filme é que el não criado para agradar aos de quem vê. Minha família mesmo odiou. Sabe por quê?[SPOILER] Ele não é um conto de fadas onde ela (Preciosa) em certo ponto do filme encontrará um príncipe lindo e que tirará ela daquela vida terrível que leva. O filme narra a história de Clareece Preciosa Jones ou só Preciosa mesmo, não inicia desde sua infância. Começa de um ponto comum, em alguns minutos de filme percebemos o quão sofrida é sua vida e mesmo assim Preciosa parece não ter perspectiva nenhuma de mudá-la.

Ela vive com a mãe num bairro onde a maioria é negra, pobre e a mãe vive a agredindo verbalmente, fisicamente e consequentemente psicologicamente. Elas vivem de auxílios do governo e uma vida sem importância. E ainda assim Preciosa está grávida de seu segundo filho (do próprio pai). Sua vida "muda", pelo menos um pouco, quando entra para um projeto de estudos alternativos, lá ela conhece Sra. Rain, uma professora destemida frente aos medos de Preciosa e é assim que a garota começa a aprender que não precisa aceitar as verdades da mãe.

O interessante no filme é ver que as cenas nos colocam no lugar de Preciosa (não falo de imagens 3D), por exemplo, as cenas em que ela é abusada pelo pai e você não consegue ver o rosto do mesmo e começa a sentir repulsa até que... Preciosa começa a sonhar o seu próprio mundo (eu não lembro exatamante se é nessa cena que inicia isso) mas está claro que ela cria uma ilusão de um mundo melhor como uma válvula de escape para tudo que vive, ela vive e revive na sua cabeça todos os seu grandes sonhos, ser famosa, amada, ter uma namorado, mas a verdade é que no fundo você e a própria personagem sabe que aquilo nunca será real.

Preciosa não é um filme pra chocar, é uma história que pode estar acontecendo no seu vizinho e você não notar isso tudo. Projeta a imagem de que quando tudo estar ruim ainda pode piorar. É um película que com certeza é de emocionar, você pode até mesmo rir e da mesma forma que a personagem começar a aprender valores sobre a vida que acabam quebrando os dogmas que nossos próprios pais nos ensinaram. Cada pessoa que passa pela vida da garota desde seu enfermeiro de parto John até sua assistente social tem um grande significado na vida da personagem, contudo, de tanto Preciosa sofrer ela acaba se tornando uma pessoa mais forte do que qualquer um que passe por ela e talvez, mesmo sendo mais nova, tenha muito mais a ensinar.

7 comentários:

Emmanuela disse...

Eu ainda não vi o filme para a minha infelicidade, mas tive a oportunidade de ler o livro e a experiência é no mínimo intensa. Imagino aquele excessivo sofrimento retratado no cinema. Uma experiência certamente única.

Alan Raspante disse...

Assisti o filme no cinema e com certeza o grande mérito dele foi não transformar a história de Preciosa em uma história melodramática, quase mexaicana.
ótimo filme!

Rodrigo Mendes disse...

Um filme delicado e bonito!

É maduro demais e uma triste realidade.

Créditos à você moça, pela delicada resenha.

Abs,
Rodrigo

Thiago Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Paulo disse...

Gosto bastante também, o destaque do filme fica para iniciante Gabourey Sidibe e par Mo'Nique, que interpreta a Mãe.

Mas sabe que gostei muito do restante do elenco, todos estão bem, e todos conseguem conquistar quem assiste.

Nunca imaginei falar isso, quando nesse elenco tem nomes como Lenny Kravitz e Mariah Carey.

Sem dúvida, vale muito a pena ver Preciosa.

Cristiano Contreiras disse...

Todo mundo costuma acusar o filme de melodramático, eu acho realista e sensivel. Com certeza, um filme emocional e que trouxe a tona sensações dentro de mim...mexeu mesmo com meu âmago.

Belo texto!

Mirella Machado disse...

Emmanuela, nossa eu imagino como deve ser intenso o livro, você parece sentir mais do que quando se passa na grande tela do cinema.Seja bem-vinda por aqui. Bjos

Alan, eu jurava que seria um melodrama tbm, mas eu acabei adorando o filme, ele ficou bem preciso em suas cenas intensas.Bjos

Rodrigo, obrigada pelo elogio, é um filme muito delicado mesmo, eu diria que os mais fracos não suportariam assistir rs.Bjos

Thiago, quando eu vi que tinha Mariah Carrey eu me arrepiei, fiquei com medo de ver e me impressionei demais com a atuação deles, não esperava tudo aquilo.Bjos

Cristiano, é um filme triste e bem realista e eu gostei do enredo por causa disso. Obrigada pelo elogio. Bjos