Deus Existe? Uma questão que vai além de explicações científica, uns acreditam outros não, mas se existe realmente a tal vida após a morte acredita-se que o mediador de tudo seja Deus. O espiritismo acredita nessa vida após morte e um dos maiores representantes da religião fora Chico Xavier o médium, cristão que foi testado de sua verdadeira capacidade por todo o Brasil é protagonista do filme. O enredo do filme fora todo baseado em relatos que ele dera em programa de TV nos anos 70, onde jornalistas tentavam desmascará-lo a qualquer custo.O filme narra sua história desde a infância, quando era criado por sua madrinha. Chico mostra que como toda criança sensitiva, ficou assustado no começo, via sua mãe que já havia morrido e geralmente o aconselhava. No início ele mostra o quanto sofreu devido suas crenças nos espíritos que somente ele conseguia ver, o filme tem a variação de cenas entre a apresentação do programa e os relatos sobre sua vida. Logo Chico Xavier torna-se o homem vivo que todos queriam ver somente pra falar com os mortos.
Ao que o consideravam santo ele imediatamente mostrava o que não era e que apenas "recebia" informações dos que já se foram, a prova é que nos mais de cem livros que escreveu nenhum deles ele quis direitos autorais. A cinebiografia o desmistifica mostrando seus medos e receios, que desde o início sofre para que o Brasil pudesse acreditar em algo que não era de costume. Uma das trilhas mais tocadas na película é a música "prova de amor maior não há" que é seguida na música pela frase "que doar a vida pelo irmão" foi assim a vida de Chico, totalmente voltada para ajudar o próximo, ele mesmo chegava a dizer que não tinha tempo pra si mesmo. Considerando o filme completo, ele ficou realmente bom, além da história do médium temos o outro lado também, aquele da pessoa que por causa da tristeza da morte (e mesmo não acreditando) foi atrás da ajuda no espiritismo e como isso ajudou no desfecho de várias histórias.
4 comentários:
Um filme humano e emocional, uma bela representação do que foi a vida de um mestre terreno. Chico iluminou e continua mantendo sua chama acesa dentro da Terra. Seu legado é incrível, ainda que no filme parte de sua vida tenha sido omitida. Mas, acontece, visto que 2 hs não é suficiente...
Gostei da técnica, da direção correta de Daniel Filho - a parte de Christianne Torloni foi inspirada e emocionante...
num todo, um bom filme, sim! e um avanço no cinema nacional...ainda que o roteiro seja redondinho demais e simples. Mas, convenceu.
Muito bom seu texto, Blogmurus, concordo em tudo!
Ainda não tive oportunidade de conferir, mas está na minha lista.
Chico Xavier com certeza merecia um filme sobre sua vida.
Até mais
EU VI ESSE filme e achei bem fiel ele foi o unico que mudou uma historia mesmo criticado...
otimo post...
Bjaoo
Mira!
Show o blog
E seus textos curtos mas ponderados
Abrçs
Postar um comentário