06/09/2009

Feminismo X Machismo - qual é o certo?


Como eu to esperando Money pra poder ir ao cinema (e eu infelizmente ainda não trabalho), então eu vou falar de Feminismo e Machismo e tem uma coisa que preciso dizer pra fazer essa postagem eu fui inspirada pelo Luciano e o Felipe (que defendem muito as mulheres lá nos blogs deles [palmas pra eles]) e pra começar vamos falar do feminismo.


Ser feminista hoje em dia muita das vezes é mal visto pela sociedade, eu vou
explicar. É assim mulheres que lutam pelo direito das mulheres, mulheres que lutam por outras mulheres ou mulheres que acham outras mulheres melhores que os homens são vistas muitas vezes como lésbicas(ou outras coisas) pela sociedade em que vivemos. É claro que ser feminista exagerado (a) não faz bem a ninguém, mas acho que se mulheres tem uma opinião diferente sobre a posição da mulher (no geral) não deveria haver preconceito e sim uma compreensão melhor dessa luta e desse pensamento.

Resumindo acho que todo mundo deveria entender os motivos de um(a) feminista, afinal, eles jamais quiseram o mal da mulher. Veja que representar a mulher diante da sociedade não é fácil porque ainda hoje se escuta a frase de que: ”mulher tem que ficar em casa”, “lugar de mulher é na cozinha” e até eu escuto da MINHA MÃE de que só eu posso limpar a casa porque eu sou mulher e meu irmão é homem e na pode limpar. Tudo bem eu não posso culpá-la ela teve uma criação assim, minhas tias também tiveram, o problema é ela querer ME criar assim, já que já está visível que eu tenho outro pensamento. Mas fica uma coisa que é o meu modo de pensar, não acho que lugar de mulher em casa limpando, passando... E para as mulheres que são feministas exageradas pensem bem, se não fosse um homem vocês não estariam nem nesse mundo


Por outro lado, temos o Machismo, homens basicamente defendendo a supremacia masculina no Mundo. Eu não posso dizer que o machismo tenha seu lado bom, como o feminismo, por que eu acho que ele não tem. Veja comigo, pra quê defender direitos dos homens se são as mulheres que ainda sofrem hoje? E por quê alguns homens alguns homens acham que as mulheres não servem de nada se eles vieram de uma?.

Têm várias perguntas que poderia fazer, mas acho que os meninos que vem aqui no blog iriam ficar muuito chateados comigo e eu não posso só defender as mulheres, afinal homens também têm seus direitos e tudo mais. É claro também que ainda tem muita coisa a ser posta em pratos limpos, mas... Se você for machista demais pense bem também se não fosse uma mulher você também não estaria no mundo

Na verdade eu queria passara ideia de que mulheres e homens deveriam ser iguais perante a sociedade. Ninguém poderia ser tratado diferente pelo sexo e até mesmo cor, religião, opção sexual, time de futebol, gosto musical...
Espero que todo mundo entenda o que eu quis passar, por que eu sei que eu não consegui me expor do jeito que queria.

11 comentários:

Cláudia Nayara disse...

Concordo contigo, Mira.
As mulheres já atingiram um espaço significativo na sociedade comparado com antigamente, mas aiinda rolam aqueles comentários machistas [já presenciei vários, fato u_u'], como também existem aquelaas feministas exageradaas que dá é raiva.
Eu também acho que os homens e mulheres têm direitos iguaiis, só é difícil todo mundo concordar e aceitar, né?! ;x
:*

Luciano disse...

Mirella, muito interessante esse seu comentário, além de corajoso. Parabéns pela iniciativa. Então, claro que não é culpa da sua mãe que ela tenha essa visão, afinal, ela foi criada assim. Mas veja só que coisa, a próxima geração, você, tem um pensamento diferente, e vai agir diferente. Assim como seus filhos, se você tiver algum. Pra mim o machismo é o preconceito em maior atividade atualmente, impregnado em toda parte, às vezes escondido. Pouca gente nota, infelizmente. É ótimo que você tenha essa visão e a passe pras pessoas.

Felipe Guimarães disse...

Mirella parabéns pela postagem! Como o Luciano disse, é raro as pessoas falarem sobre feminismo, pois é rapidamente calada. Sua mãe não é diferente da minha (claro, em relação com a minha irmã, mas às vezes ela me pede para ajudar [só quando minha irmã está estudando]).

Brenda Rodrigues disse...

que postagem enoorme , fiquei com preguiça de ler IASSASAUSAYUAS
mais amei o blog .

.//beijoos ,

Raisa disse...

Êh sexo frágil eh o caralho as mulheres são F.O.D.A.H!;D

Rosy disse...

Li as entrelinhas Mirella...este é realmente um tema que não terá fim. A causa feminista é nobre. Mas será que existe nem q mínima a hipótese da mulher favorecer ao machismo quando não luta pela igualdade ou colocam na cabecinha de seus filhos frases como estas: "vc ñ pode filha....seu irmão é menino, é diferente," ou "pergunta pro seu pai". vemos essas cenas no nosso cotidiano, mulheres lutando e mulheres dando força ao machismo centrando o poder sempre nas mãos dos homens.

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Acho válida a causa feminina, como o da maioria da minorias fizeram, como fizeram os negros em sua libertação, como tentam se afirmar a sociedade LGBT, como atualmente o pessoal do funk quer ter seu espaço reconhecido e se manifesta no Rio. Pagu e Leila Diniz e Rita Lee são mulheres que há décadas já desafiavam a sociedade machista, e muitas da conquistas de hoje se devem a elas.
Creio também, que independente de sexo, todos deveriam se juntar pra brigar por causas mais nobrem de interesse realmente coletivo.

Spertnez disse...

Obrigado pelo comentário la no meu blog.

Quanto ao seu texto muito interessante. Eu só faço um comentário em cima dele. Concordo que as mulheres conquistaram muitos espaços que antes só eram dos homens. O problema é que as mulheres querem direitos iguais e tudo mais, até ai normal, mas ainda "choram" privilégios em muitas situações.
Acho que os direitos iguais tem que serem atingidos plenamente, incluindo as partes ruins também.

até

Mirella Machado disse...

Claudia, você conseguiu captar exatamente o que eu queria dizer. Sim, eu acho que existe ainda esse preconceito contra as mulheres e infelizmente apesar de termos conquistado muita coisa, nós ainda temos que presenciar essas coisas. Você vê como é lá no alpha.

Luciano, obrigada, acho que é o mínimo que posso fazer no momento pra conscientizar um pouco do que acontece. E realmente penso que se tiver filhos um dia vou ensiná-los diferente e se ele não concordarem comigo acho que vou influenciá-los a passar suas próprias ideias. Novamente obrigada.

Felipe, Obrigada. Concordo com você quando diz que uma pessoa é rapidamente calada quando se fala no assunto (acho que feminismo é um dos assuntos tabu de hoje em dia). Achei que foi só minha mãe que ainda pensasse assim e de novo obrigada.

Beê, prometo que a próxima será menor, valeu pela visita.

Raisa, também não concordo que mulheres são o sexo frágil, afinal, são as mulheres que têm filhos, que trabalham, estudam e ainda cuidam da casa em sua grande maioria.

Rosy, também queria abordar isso, mas achei que ia ficar um post muito grande. É claro que têm muitas mulheres que favorecem o machismo e todo homem que cresce machista provavelmente foi educado assim pela própria mãe em casa. Isso é verdade, ta aí um assunto que parece não ter fim.

Alan, é realmente uma causa válida pra lutar, mas antes de brigarmos pelo interesse coletivo temos que brigar pelo direito de igualdade

Spertnez, De nada. Não acho que é um problema as mulheres “chorarem” alguns privilégios que homens não tem. Por exemplo alguns casos de mulheres que querem alguns meses a mais logo após ter um bebê (e alguns pais querem ter os mesmos direitos) não acho certo afinal foi a pobre da mulher que teve a criança. Mas espero que logo tudo se torne razoavelmente igual e que não haja tanta diferença quanto ainda tem.

Todos, muito obrigada por todos os comentários, adorei todos

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto, e me identifiquei com a parte de que eu tenho que arrumar a casa e meu irmão não... é infelizmente acontece e nossas mães foram criadas assim. Devemos tentar mudar seus pensamentos a respeito e claro criar (futuramente) nossos filhos de outro modo. Abraços!!

Mirella Machado disse...

Gazzeta, que bom que você se identificou, falie mesmo pra contar uma situação que ocorre aqui em casa. Felizemnte farei de tudo pra ter outro pensamento quando tiver meus filhos. Abraços