22/12/2009

Avatar- Um show visual


Bem, tenho que confessar uma coisa, falar do filme Avatar fica meio difícil depois que cada um já tem sua opinião formada sobre ele, mas vamos logo a história. O filme conta a história do oficial Jake que é um homem paráplégico, cuja a missão é ir para o Planeta Pandora conquistar a confiança dos nativos e avisá-los sobre o fato de sua floresta ser destruída por humanos logo. Para Jake ir pra lá seu DNA é misturado com um de um corpo nativo de lá, assim ele cria um corpo falso no planeta(vou explicar melhor) Ele fica numa máquina que leva sua mente até o corpo falso no planeta, ele vive toda as sensações que seu corpo vive, fazendo com que ele volte também a andar

Voltando,ao chegar no planeta (que é coberto por uma linda floresta) Jake conhece Neyriti, que o leva pra seu povo, que o proteje dos animais estranhos, que o ensina a ser um Na'vi... Bem, depois dele ter adquirido a confiança do povo Na'vi e ter se apaixonado pela azulzinha Neyriti, é hora de contar que sua floresta será destruída. O problema é que durante o filme, assim como Jake, nós expectadores começamos a saber que a ligação dos nativos Na'vi com a floresta é muito maior do que se esperava.

Eles basicamente tratam a floresta como se fosse um membro da família o que resulta no filme naquelas quase uma hora de guerra, explosões, choro, decepções, mortes, beijos... Tudo que um filme de ação tenha direito. Saindo da história do filme uma coisa que não posso negar é que Avatar é realmente um show visual, não falo das cenas dos Seres Azuis pulando feitos macacos pelas árvores, falo das cenas em que a beleza da floresta mostrada desvia sua total atenção sobre o que está acontecendo em cena.

É realmente uma pena eu ter visto em 2D, pois Avatar merece ser visto em 3D. Já falando sobre o que falam tanto por aí (que Avatar é um universo, que ele é feminista e que ele revolucionou o modo de fazer filme) Bom, eu não acho. Avatar tem uma história simples com poucas pitadas de diferença (Na minha cabeça um Universo é uma história totalmente diferente assim com Harry Potter), não é um filme feminista só por que mostra mulheres no comando e sendo tradadas igualmente homens (nada mais normal de se acontecer em 2154 né?!) e, além disso, o povo Na'vi sempre tiveram pouco contato com os Terráquios então não há motivos de serem machistas e não deixarem mulheres no comando. Já sobre os efeitos... Bom, é um filme bonito de se ver, mais apenas pelo cenário do que pela história. Acredite em mim a floresta do filme é uma coisas mais lindas que já vi em toda minha curta vida de 17 anos.

8 comentários:

RaíssaMesquita disse...

Eu amei o filme, a história, os efeitos, maaaaaaaaaaas no filme tem uns erros, que pfffffff. A cientista morre e no final ainda aparece o avatar dela liderando uns azulzinhos, e o avatar daquele outro (:D) também morre, e no final acontece a mesma coisa, aprace lidarando uns azulzinhos, UHEUEHEUE.
Mas enfim, o filme é muito bom, recomendo.

Macaco Pipi disse...

maravilhaa hein?

Thiago Paulo disse...

Adorei Avatra, e isso você já sabe, né?! Mas eu gosto do james e ele sempre colocu mulheres como heroinas, por isso disso no meu blog que era apaixonado pela Mary Mastrantonio (Protagonista de O Segredo do abismo). Bom, também queria ter assistirdo em3D. Uma pena!

Bjs.

Nuno Pereira disse...

Sim o Thiago Paulo têm razão,,,, em todos os filmes de Cameron, as personagens em maior destaque são sempre as femininas.

Avatar não é excepção

Jardel Nunes disse...

Vou ir assistir amanhã, e 2D também... Depois de assistir, eu posso ter uma opinião melhor sobre o filme mas estou com boa expectativa...

Mirella Machado disse...

Raíssa, Sério que você reparou nesse erros? Mas o filme é bom mesmo subestimei um pouco, mas...

Nova, explicou bem uma palvra só.

Thiago, Já percebi sim que você adorou o filme. Falando sobre o outro assunto não acho que ele seja feminista e sim futurista, é que eu não consigo imaginar um mundo daqui a 100 anos ainda sendo machista. Já sobre ter visto em 2D é realmente uma pena... Tanto que pretendo ver de novo só que agora em 3D

Nasp, eu não sei se sou apropriada pra falar sobre tods os filmes de Cameron, afinal além de Avatar só vi Titanic e Exterminador do Futuro, mas como eu falei pro Thiago, acho que ele sabe que logo a mulher terá um papel mais significante na sociedade... por isso ele as mostra como heroínas.

Jardel, Não esquece de vir comentar por aqui quando ver o filme.

Roberto Simões disse...

Não partilho do mesmo entusiasmo em relação a AVATAR, apesar de lhe reconhecer inegáveis qualidades! 4/5

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Cristiano Contreiras disse...

Simplesmente um dos melhores filmes dos ultimos 5 anos e tenho dito. Sublime! Eu tive a perfeita sensação de tudo, vi na sala 3D.