29/08/2009

Brasil e sua literatura mal amada


E hoje pra terminar a semana Brasil – desculpe por ontem não estava muito afim de escrever então Tropa de Elite vai ficar pra outro dia- voltando ao assunto, hoje pra fechar com chave de ouro eu vou falar sobre a literatura brasileira. Sei que muuuita gente não gosta, mas veja bem, a literatura brasileira é uma arte nossa que muita gente não sabe dar valor por que simplesmente leu um livro e julgou todos como sendo iguais.


Mas eu garanto a você que literatura não tem somente coisa chata, por exemplo, o livro Dom Casmurro- Machado de Assis (meu parente... [brincadeira]) conta a história de Bentinho que muito jovem se apaixonou pela moça Capitu. Bentinho sente um amor descomunal por Capitu e isso resulta no grande erro e loucura de sua vida.

Durante essa quase jornada de Bentinho pela sua amada, Bentinho conhece seu melhor amigo Escobar, e têm outros personagens marcantes como D.Glória (mãe de Bentinho), os agregados (que não lembro o nome) e uma fato importante da história é a promessa feita pela mãe de Bentinho, que após o nascimento dele o prometeu para o seminário.

E pra quem achou que só tinha esse de bom se enganou, há outro romance brasileiro que é ótimo e ele se chama Senhora- José de Alencar. Senhora conta a história de Aurélia que é uma mulher pobre que se apaixona por Fernando, porém, Fernando a deixa pra se casar com outra moça só por causa do dote.
No entanto, o mundo dá voltas e Aurélia fica rica e, além disso, você conhece aquele ditado de que tudo que você faz volta?. Pois é Fernando volta e...

Ah, não teria mais graça se eu contasse mais que isso, mas acredite em mim essa história só fica melhor, bem então é como eu disse, a literatura brasileira não é assim tão chata, é claro que têm alguns como os romances indianistas que são bem chatinhos. Porém, não espere também dos nossos romances escolas de bruxaria, romances entre vampiros e humanos e etc por que você não vai encontrar.

Os que citei são de fato bem antigos, mas existem ouros livros brasileiros como os do Paulo Coelho (eu particularmente não gosto), Bruna Surfistinha (brincadeira, mas se você quiser ler vá em frente), Caixa Preta é um outro livro ótimo que fala sobre três desastres aéreos com aviões brasileiros(Ivan Sant'Anna)... Ah, gente têm vários no fundo o bom mesmo é ler.

3 comentários:

Ambrosius Vallin disse...

Embora não leia literatura, senão a científica, entendo que há muitos autores bons no país, como Ubaldo.

Carol disse...

Eu não gosto muito de literatura , embora também reconheço que tem muitos autores ótimos no brasil . Eu particularmente não sou muito nacionalista rs , mas o brasil ainda tem muitas coisas boas .

Mirella Machado disse...

Breno, é sempre bom que toda mundo veja que Brasil também têm ótimos autores

Carolini, te entendo nesse lado de não ser muito nacionalista, eu tbm sou assim, mas estou tentando deixar esse vício inglês e americano da minha cabeça rsrs