25/08/2009

Cidade de Deus

Hoje o dia é de um dos “clássicos” do cinema brasileiro e já deu pra notar que é
Cidade de Deus. Um dos filmes mais elogiados mundo afora e um dos primeiros filmes realistas sobre nossa sociedade, por tudo isso Cidade de Deus chega a ser um clássico brasileiro.

A história do filme é contada pelo personagem Buscapé, que conta toooda história da favela Cidade de Deus (favela não que agora não existe mais favela, existe complexo) voltando ao filme, o rapaz conta desde como ela começou, qual foram seus primeiros traficantes e quais foram suas histórias.


A história realmente começa com os protagonistas Dadinho e Bené, que são meninos que vivem praticamente de pequenos furtos, durante a infância dos meninos outras histórias são contadas no filme. O tempo se passa e os meninos crescem e Dadinho se torna o temido Zé Pequeno e os dois amigos assumem o controle do tráfico, mas esse controle cria um tipo de concorrência com outros traficantes do morro.

Bem o filme se baseia nisso, é uma história contada pelo fotógrafo Buscapé que contém outros personagens importantes como Mané Galinha, que durante o filme se junta ao inimigo de Zé Pequeno, “Cenoura”, que é o tal inimigo, “filé com fritas”, um menino que quer muito se juntar ao tráfico (o 1º grande papel de Darlan Cunha).


Uma coisa interessante no filme é que ninguém é o mocinho ou mocinha e todos sem exceção têm alguma relação direta ou indiretamente com as drogas. Outra coisa é o fato da maioria do elenco não serem verdadeiros atores e sim moradores da favela, o que torna o filme mais interessante, e o filme como muita gente sabe ganhou muitos prêmios (quando digo muitos são muitos mesmo) sei que pela minhas contas e o que eu lembro passou de 20 prêmios.

Sim, é um filme elogiado pela crítica e pelo público pra quem ainda não viu eu recomendo por que é realmente um filme realista não se preocupe se não gostar(ou não gostou) por que muita gente não gosta de filmes com muita violência e palavras de baixo calão e talvez esse seja o único problema do filme que mostre demais a violência e o tráfico de drogas nu e cru, porém, quem vive em mundo de fantasias nunca verá que essa é a verdadeira realidade das favelas, ou melhor, coplexos.

5 comentários:

Mirella Machado disse...

P.S. quem estiver lendo a postagem me desculpem por as fotos estarem desorganizadas, é que eu tentei ajeitar, mas de alguma forma o blog se revoltou contra mim e não consegui ajeitar

Cláudia Nayara disse...

Gosteei do teu post. Eu ainda não assisti esse filme todo, eu sempre durmo quando chega mais ou menos na metade xD. Quando eu tiver um tempo, vou ver.
:*

Thiago Paulo disse...

Adoro o filme, um dos meus preferidos. E abriu meus olhos para o cinema nacional, antes, tinha pre-conceito contra ele.

Abraços...

Raisa disse...

Melhor filme dos ultimos tempos , mirella deviam ter te chamdo pro elenco desse filmepra ser a Zeh pikena;D

Mirella Machado disse...

Claudia, obrigada e veja mesmo hein

Thiago, te entendo, é um dos meus tbm

Raisa, e vc tbm se encaixaria como Mané Galinha, man ia ser O filme né?!