04/01/2010

Chocolate- Sinta também esse sabor


O filme de hoje tem um certo toque delicioso não é verdade? Bem, pelo menos metade das pessoas que já ssistiram esse filme falam a mesma coisa uqnado terminam de ver:" Me deu vontade de comer chocolate" é meio estranho, mas o filme passa essa sensação, no entanto, vamos mudar de assunto antes que me dê vontade de comer chocolate novamente.

O filme é sobre uma mulher chamada Vianne que acaba de se mudar pra uma pequena cidade da França junto com sua filha pequena. Sua chegada causa digamos um certo desconforto no cidadãos de lá só por causa de sua loja de chocolates em plena época de quaresma.

Vianne descobre que não é povo que não gosta dela e sim o prefeito da cidade. Um prefeito no qual manipula todos, inclusive o padre, para que todos pensem que chocolate é um pecado e tals, mas aos poucos as pessoas vão se rendendo a tentação de comer um bom chocolate e para de dar ouvidos àqueles que aparentemente não gostam do sabor.

Bem, Vianne tem toda uma história do por que está viajando com sua filha e vendendo chocolates- Isso tudo era um tradição da família que era passada de mãe pra filha ao longos doas anos- O engraçado do filme é que apesar da metade da cidade achar que ela é o demônio, ela não faz nada que agrade a todos, pelo contrário assim que "piratas/ciganos" chegam na cidade adivinha quem foi a primeira a fazer amizade com eles. Ah, não posso esquecer que entre esses novos moradores mais odiados da cidade (os "piratas/ciganos") está o belíssimo Johnny Depp.

Já saindo da história uma palavra que o resume muito é simplicidade. Não sei se ele ganhou prêmios ou coisas do tipo, mas posso dizer que ele tem atuações brilhantes e aborda o preconceito de forma meio que ainda leve. É claro acho que "Chocolate" nunca foi um filme pra chocar alguém mostrando violência como forma de preconceito, mas mostrou de uma forma sutil. Daquele jeito em que as pessoas acham que só estão fazendo o bem e acabam julgando outras pessoas precocemente sem saber como elas são. Aí vai uma dica nessa férias pra quem ainda não viu.

5 comentários:

Roberto Simões disse...

Simpática adaptação do livro de Joanne Harris. Competente na fotografia, nos cenários, na decoração, na banda sonora, nas interpretações. Destacam-se a grande Judi Dench e a surpreendente Lena Olin. De resto, dizia, o nível do filme é o competente e dele não passa: não arrisca, satisfaz e dá vontade (por vezes muita, admito) de comer chocolate. Porém, pelo menos os chocolates têm uma vantagem garantida: alimentam-nos o espírito.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Ketrin Sippel disse...

Oi!
Obrigada pela dica de filme.Vou assistir nestas férias.
Parabéns pelo blog!
Um maravilhoso 2010 para ti.
Abraços!

Thiago Paulo disse...

Vi, mas faz muito tempo! Não lembro se gostei do filme, preciso rever! Até porque, gosto diretor!

Bjs.

Mirella Machado disse...

Roberto, nossa, falou bonito Roberto. Sim, é um filme competente pelo que ele interessa em mostrar, mas o melhor mesmo é o Chocolate dando água na boca.

Ketrin,ah, Ketrin feliz 2010 pra vc tbm, espero que goste do filme, abraços.

Thiago,você não está lembrando do filme, mas acho que você deve ter gostado. Bem pelo menos não faz o tipo de filme odiado pela cultura pop, é filme neutro digamos. Por isso achei que você tivesse gostado.Bjs

Cristiano Contreiras disse...

Vi várias vezes, tanto que tenho o dvd aqui, adoro!