05/01/2010

Pirataria X Originais

Caro(a) leitor(a) essa não é mais uma postagem pra você escolher qual dos dois é o melhor. Não sei ainda o motivo exato d'eu estar fazendo uma postagem como essa sabe o por quê? Por que ainda hoje até a pirataria se tornou um assunto tabu. Nos tempos de hoje muita gente costuma comprar cópias, baixar e gravar filmes, mas tem vergonha de admitir isso.

Sei que isso deve ser meio difícil, mas, eu confesso: Eu compro cópias de DVD e já baixei um filme da internet e não, eu não me orgulho disso. Mas a intenção da postagem não era fazer uma confissão e sim tentar fazer com que alguém que leia essa postagem entenda que pirataria não é tão ruim assim.

Ta antes que alguém jogue pedras em mim eu dou aviso prévio, eu não estou fazendo apologia a pirataria... Mas vamos logo ao que interessa. Sabe o que incentiva a pirataria estar dessa forma grotesca que está hoje? Preços ($). Sim , hoje estamos vivendo num mundo com uma eterna crise e pra melhorar a situação do brasileiro os DVDs verdadeiros, que deveria ser uma válvula de escape em termos de entrenimento, custam nada mais nada menos que a faixa de 40 reais.

O bolso dos meus pais doeram quando pedi o DVD do filme Mamma Mia! que custava na época que pedi 48 reais. Eu sei que por trás de um filme existe todo um trabalho minuncioso e que todo o resto do mundo deveria valorizar isso, porém, o que eu posso fazer se quando saio na rua o homem me oferece uma cópia exatamente igual ao DVD pelo preço de 2 reais (o que resultou numa economia de 46 reais e ainda vinha com Making off do filme)

É claro que não estou esperando que os DVDs cheguem a um valor de 2 reais, já que o aluguel de DVDs tem o valor de 3 à 5 reais por aqui. Mas agora sejamos todos honestos, enquanto os DVDs tiverem com preço elevado e alguém passar te vendendo a cópia por uma economia de 46 reais você compraria qual se estivesse sem dinheiro? E quando até as próprias locadoras começam a alugar DVD pirata (o que acontece muito por aqui) você se acha errado em comprar um ou baixar um da Internet?

Não é querendo ser uma chata, mas já sendo. Acho que nada irá melhorar enquanto não baixar (ih! até rimou) e isso também acontece com os livros que já estão ameaçados de extinção, primeiro por que muitos nunca tiveram incentivo de leitura (e sei que isso é verdade por que estudei metade da minha vida em escola pública e nunca houve algum incentivo lá) e, além disso, imagina você sendo um(a) garoto(a) de classe média baixa ou pobre que nunca leu um livro na vida entrar num livraria e ver algum interessante que custa mais ou menos 70 reais (o que era o preço de alguns livros de Harry Potter antigamente e meu irmão comprou assim mesmo).

O que eu posso dizer além disso... Já sei:"Esse é nosso governo incentivando a leitura", quem tem condições ler e ver filme, quem não tem fica desinformado mesmo e quem tem poucas (mas já tem alguma coisa) baixa da Internet o filme/livro ou compra pirata mesmo (o pirata no caso do livro não dá, o que é uma pena).

3 comentários:

Thiago Paulo disse...

Olha, eu baixo filme, mas não compro dvd pirata. Pra mim são coisas diferentes, pra a pirataria é a comercialização. Eu só compro dvd original, e se você for pesquisar por aí não está tão carao como antigamente, não! Tem muitos filmes baratos, é eu preferido pagar mais caro e ter um material de qualidade.

Bjs.

Mirella Machado disse...

Thiago, sei que é muito melhor o DVD original e eu prefiro mesmo, mas o real problema ainda são os preços pra mim. É eu já que agora os preços estão baixando, mas tudo isso por causa do Blue ray que vai substituir os DVDs normais e novamente serão caros. É estranho eu está falando assim, só quero deixar bem claro que não quero influenciar ninguém a comprar pirataria.

Cristiano Contreiras disse...

Eu evito MESMO a comprar filmes piradas, mas baixo uns filmes porque fico ansioso pra conferir logo, mas é algo meu...pra eu ver em casa...não comercializo, nem nada. abraço, belo blog! te linkei ao meu.