17/01/2010

Ensaio sobre a cegueira

Depois daquele filme super legal que eu postei ontem (brincadeira, o filme não é legal). Hoje o filme já é mais sério. Sabe, esses últimos dias eu estava vendo as notícias sobre o Haiti e o caos em que eles estão vivendo, vi que eles (que já viviam numa situação precária) e agora as coisa lá pioraram e as pessoas começam a brigar por comida e etc. Então vendo aquelas cenas eu lembrei do filme Ensaio sobre a Cegueira, mas primeiro a história.

O filme que é inspirado no livro do autor José Saramago e conta a história de uma cidade que viveu o caos após a maioria dos habitantes ficarem cegos. Tudo começa com um único homem que ficou cego enquanto estava parado no sinal, o homem fica desesperado e sua esposa o leva ao oftalmologista. Logo o próprio oftalmologista fica cego e os pacientes que ele teve contato depois que consultou o primeiro cego também ficam e, como diz o autor, uma cegueira branca como um mar de leite se alastra.

O governo achando que isso é uma doença contagiosa coloca todos os cegos em quarentena num hospício. Depois de um certo tempo mais e mais cegos vão enchendo o local e quanto mais pessoas tiver precisa-se de mais comida, mais paciência, mais limpeza, mais organização... O que quase nenhum deles sabem é que a mulher do oftalmologista consegue enxergar e que ela só está ali por causa de seu marido, a mulher é praticamente uma coitada-que-fica-quase-maluca que tem que ajudar quase todos ali. Mas mesmo assim o caos começa dentro do hospício com coisas como briga por comida, por autoridade e todo resto que importa; e a única lei que rege no local é a do "cada um por si".

Pois é leitores, se um filme como esse quando a gente vê já passa uma sensação de impotência se estivessimos no lugar dos personagens imagina quem está vivendo isso na vida real. É claro que no Haiti as pessoas não estão cegas, mas de qualquer forma estão impotentes diante da situação.Então aí vai a dica de um ótimo filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meireles (êêê brasileiros) e você procurar de alguma forma ajudar as vítimas do Haiti.

4 comentários:

--- disse...

Um filmaço!
ele faz um forte estudo sobre o compartamento sociológico do homem em uma situação extrema, a cegueira generalizada, no caso.Algumas partes podem parecer sim absurdas, mas isso não atrapalha nem um pouco o desenvolvimento do filme...ainda conta com boas atuações.. e uma linda fotografia. gosto muito!

Felipe Guimarães disse...

Adoro Ensaio Sobre a Cegueira, um dos melhores filmes que vi...

Luana França disse...

Triste mesmo a situação das pessoas no Haiti.
Eu vi Ensaio Sobre a Cegueira no cinema e simplesmente adorei! Além de ter também um elenco de primeira! Sou fã da maior parte dos atores e admiro muito o Fernando Meireles!

Ketrin Sippel disse...

Oi Mirella!
Ah!Eu quero assistir este filme e ler o livro.Deve ser muito bom e tem atores nomeados e conhecidos por fazer parte de filmes de boa qualidade.
É muito triste ver o que está acontecendo no Haiti.Dá muita vontade de ir lá e ajudar.
Abraços!:)